11 ferramentas essenciais para SEO


Um dos pontos mais importantes em uma estratégia de marketing de conteúdo ou otimização do SEO é buscar e analisar as palavras-chave que tem a ver com o seu negócio. Fazer isso manualmente é complicado e ferramentas para SEO acabam sendo obrigatórias.

Mas não basta ter uma ferramenta boa, para identificar as palavras-chave específicas para o seu segmento é preciso olhar para todo o processo de otimização. Sem esse trabalho completo, atingir os resultados almejados se torna uma missão impossível.

Existem diversas as utilidades das ferramentas de SEO para facilitar este processo, são elas:

  • Busca e sugestões de palavras-chave
  • Análise das palavras-chave utilizadas pelos seus concorrentes
  • Análise para o Adwords
  • Análise de dificuldade orgânica

Como o nosso objetivo é ajudar, listamos as 11 ferramentas para SEO que são as mais usadas e o que cada uma delas oferece. Agora é só ler e decidir quais usar.

1. Keyword planner

O Keyword planner ou planejador de palavras-chave é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo próprio Google.

O objetivo principal do Keyword Planner (KP) é ajudar você a gerenciar e acompanhar suas palavras-chave de maneira simples e objetiva, podendo inclusive ser compartilhado com o seu time através do Google Docs.

O KP é gratuito e conta com suas versões: o Keyword Planner Full, para usuários avançados e intermediários, e o Keyword Planner Lite, focado para os iniciantes.

Essa ferramenta permite buscar algum tema e obter como resposta uma lista de palavras-chave relacionadas que são buscadas pelos usuários do Google. Além disso, ela mostra também o volume de busca de cada uma delas, a competição e o valor sugerido de lance no Adwords. Essa última informação é importante também para a estratégia de anúncios para o seu site.

2. Semrush

O Semrush é uma das ferramentas para SEO mais completas – nós particularmente gostamos bastante. Ele permite analisar o seu domínio e de qualquer concorrente, além de palavras-chave.

O interessante do Semrush é que ele mostra informações mais detalhadas e estratégicas do seu negócio: quais sites estão te rankeando, quem são os seus principais competidores em termos de palavras-chave e qual seria o custo de Adwords.

Apesar de bem completa, a ferramenta não mostra resultados para sites ou palavras-chave com pouco volume e possui uma limitação de análises diárias na versão gratuita.

3. Keyword tool

A Keyword Tool é uma ferramenta cujo diferencial é baseado na sua interface, mais simples e intuitiva que as demais. É um boa ferramenta para buscar novas palavras e ajudar a rankear nos mecanismos de busca.

A Keyword Tool possui duas versões, assim como a grande maioria das ferramentas, grátis e premium.

4. Ubersuggest

A  Ubersuggest é também uma ótima ferramenta de SEO para busca de palavras-chave long tail buscadas no site do Google. Essas são aquelas buscas em que o usuário digita perguntas ou frases, por exemplo “como atrair visitantes para meu site”.

O grande diferencial dessa ferramenta de SEO é a possibilidade de obter resultados das buscas do Google em texto, do Google Imagens, Google News, shopping, vídeo ou recipes.

Além disso, uma das principais propostas da Ubersuggest é de lhe mostrar palavras-chave que não aparecem no Google Keyword Planner.

Ferramentas para SEO auxiliam na sua estratégia de palavras-chave
Quais são as suas keywords?

5. Search combination tool

Com essa ferramenta, você pode criar uma grande lista de novas palavras-chave, pois a principal ideia dessa ferramenta é inserir palavras relacionadas nos respectivos campos para gerar uma combinação de termos.

Essa é uma ferramenta que pode ser útil especialmente para situações onde você quer descobrir e ter ideias para palavras-chave de long-tail.

Assim, a Search combination tool pode ser extremamente útil para determinadas situações.

6. Google search console

Essa ferramenta faz parte das nossas técnicas ninjas de como encontrar oportunidades de palavras-chave.

O search console pode ser extremamente útil para o seu planejamento se você já realiza algum tipo de estratégia de marketing de conteúdo (clique aqui se você quiser saber mais sobre esse tipo de estratégia). Ela permite te direcionar exatamente para as palavras-chave que podem trazer mais resultado para o seu negócio em termos de velocidade e volume.

7. Keyword Spy

A proposta do Keyword Spy é diferente de todas as demais ferramentas para SEO que apresentamos até agora. Ao invés de buscar simplesmente palavras-chave relacionadas a um tema específico, a ferramenta permite analisar quais são as keywords que os seus competidores estão ranqueando.

Dessa forma, é possível entender o que os seus competidores estão pegando hoje e montar uma estratégia própria para superar eles na competição delas.

Lembre-se sempre: um ninja deve conhecer o seu inimigo como conhece o seu amigo.

8. Moz

A Moz possui uma série de ferramentas únicas para um profissional de SEO.

Dentre elas, a mais interessante em termos de análise de palavras-chave é a keyword difficulty. Essa ferramenta, ao contrário do keyword planner, permite entender o nível de competição orgânica de uma determina palavra-chave em uma escala de 0 a 100.

O grande problema é que o Moz é uma ferramenta paga com planos começando em R$200,00/mês.

9. Spy Fu

A SpyFu permite ter uma boa avaliação sobre o impacto e o valor das palavras-chave. Ela vai muito além de simples estatísticas, oferecendo dados muito mais elaborados e detalhados.

Uma funcionalidade única é que você pode verificar como os seus competidores se saíram ao utilizar determinadas palavras-chave. Infelizmente, essa grande característica por enquanto só está disponível para as pesquisas realizadas nos Estados Unidos e Inglaterra.

10. Mozbar

O MozBar, diferentemente do Moz, é uma extensão para navegador. A ferramenta permite que você entre em um site e obtenha informações sobre o domínio do site e também sobre as palavras-chave que estão sendo focadas.

É uma ferramenta gratuita e bem útil!

11. WordStream

WordStream é uma ferramenta de sugestão de palavra-chave muito boa. Ele fornece frases de cauda longa mais diversificadas que o Keyword Planner do Google, onde todas as sugestões fornecidas são mais fortemente relacionadas do que as que mostramos acima.

O site diz ter mais de 1 trilhão de consultas e usuários não-pagantes que pesquisam até 30 vezes por dia.

E então, com todas essas ferramentas para SEO, ficou mais fácil otimizar o seu site?

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 ferramentas essenciais para SEO

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend