Startups – Como recrutar? 3 perfis mais encontrados pelas startups


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3 perfis que você com certeza irá encontrar quando for recrutar.

Recrutar nunca é uma tarefa fácil, sobretudo quando você é empreendedor e passa a ser o recrutador. Acredite, você irá valorizar o RH como nunca o fez antes.

Bom, se você estiver iniciando a jornada de contratação de sua startup ou empresa, estas dicas são para você. Listamos três tipos de pessoas que o empreendedor encontrará em seu processo de recrutamento.

Com tantas idas e vindas, altos e baixos, é óbvio que fazer uma startup acontecer de fato funciona mais como uma montanha-russa. Ser empreendedor nunca é fácil, e mais difícil ainda é prever os próximos estágios, seja de sucesso ou de dificuldade. O empréstimo/financiamento que você estava esperando pode não sair, ou aquele cliente super importante cancelou o contrato, esses contratempos podem surgir a qualquer momento, obrigando o empreendedor a mudar de rota a qualquer momento.

Para superar esses desafios, o empreendedor precisa de uma equipe com a qual pode contar em todas as situações, desde os momentos comemorativos até os momentos trágicos como os citados acima. Diante deste cenário, escolher o melhor colaborador para compor o time faz toda a diferença.

# 1 O caçador de emoções e desafios

O caçador de emoções está sempre pronto para ação. Essa pessoa prospera sob alta pressão e atua muito bem em cenários incertos, pois entendem o momento vivido. No entanto, quando a montanha-russa de emoções acaba, seja por um investimento recebido pela startup ou por ter alcançado uma estabilidade, a tendência é que este profissional parta em busca de novas emoções e desafios.

Os caçadores de emoções podem ser membros super valiosos na equipe, no entanto será necessário adquirir um pouco de experiência para que possam passar a compartilhar conhecimento com os demais membros menos experientes da equipe.

Eles podem garantir que uma empresa passe por altos e baixos da melhor forma possível.

Pense antes de colocar muitos caçadores de emoções em sua equipe, pois eles tendem a ser obstinados e gostam de assumir o controle. Como eles gostam de assumir o controle, os caçadores de emoções podem não se ater ao seu papel, exercendo múltiplas atividades e perdendo o foco.

# 2 O Novato

Você se lembra da primeira montanha-russa em que você já esteve? Talvez você tenha subdimensionado enquanto olhava ela de fora. Você pode até ter se arrependido no momento que se colocou no assento e o sentimento de pré-desmaio ou frio na barriga com certeza aconteceram na sequência. Este sentimento de montanha-russa é experimentado em outros ambientes, como no caso da integração de um novato a uma startup, por isso listamos alguns pontos comuns a eles:

  •  Há muitos novatos por aí. De estudantes a graduados experientes; os novatos normalmente tendem a valorizar o aprendizado.
  • Alguns deles podem se apaixonar pela idéia de empreender e se tornarem ótimos funcionários; alguns deles podem descobrir que não é para eles e seguir em outra direção.
  • Você terá que prestar muita atenção aos novatos em sua equipe, pois eles não têm uma idéia clara sobre como lidar com uma startup (ainda). Verifique se eles estão se saindo bem e incentive uma comunicação honesta e transparente para garantir uma equipe estável e bem-sucedida.
  • Novatos podem trazer uma nova perspectiva para sua empresa. Essas pessoas estão cheias de idéias, prontas para compartilhá-las e – você nunca sabe – uma delas pode ser “A” idéia que faz com que a sua startup decole.

# 3 O espectador

Se você visitar um parque de diversões, notará os grupos de pessoas que ficam apenas admirando os brinquedos e cuidando dos pertences de outras pessoas. Essas pessoas são espectadores, mas raramente se arriscam – elas estão aqui para manter a “paz e a ordem”, ficando com os pés no chão e não fazendo parte do passeio. Veja o que você deve ter em mente ao contratar espectadores:

  • Você pode ter se deparado com espectadores em seu processo de entrevista; Eles são profissionais de marketing talentosos, desenvolvedores, vendedores, mas não demonstram interesse em contribuir para a sua empresa além das tarefas que seu cargo exige. Paixão é algo que você dificilmente pode ensiná-los – e paixão é o move o seu negócio.
  • Os espectadores podem participar do passeio a qualquer momento, mas o coração deles não estará envolvido no processo. No entanto, para se ter sucesso no mundo das startups, você precisa de pessoas que tenham a cabeça no jogo e que estejam dispostas a ir além.

O ponto principal é que, sempre que você for contratar, não pense apenas nos bons momentos que sua empresa terá. Pense nos possíveis desafios financeiros, no ambiente de alta pressão e nos desafios que você pode enfrentar. Estes pontos são super importantes de serem explorados durante as entrevistas, normalmente os empreendedores só apresentam o lado bom da história, o que gera uma desconexão com o dia-a-dia.

Contrate apenas quando tiver a certeza sobre os perfis de pessoas que deseja para compor o seu time, assim a contratação ficará muito mais fácil.

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