BIM, app para arquitetos e outras tecnologias para construção de projetos


apps para arquitetos

A tecnologia sempre foi muito importante nas áreas de arquitetura e construção civil. O advento da Era Digital permitiu o surgimento de vários softwares que auxiliam na criação de projetos e as ferramentas estão cada vez mais modernas. Hoje, um dos principais destaques na arquitetura é o BIM (Building Information Modeling), que permite inclusive a integração de app para arquitetos e outras soluções facilitadoras no processo de construção.

“O BIM é uma tecnologia nova, com cerca de uma década, que está no país há quatro ou cinco anos. A maioria dos profissionais já vem utilizando porque ajuda na criação de projetos,  simulação, controle de obra e até para garantir um resultado final mais fiel, dentro das normas. O BIM revolucionou a arquitetura”, comenta Fernando Márcio, conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O arquiteto Pedro Borba, que trabalha no escritório Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, também enxerga o valor da ferramenta, mas afirma que ainda falta muito para o mercado utilizá-la com a devida atenção. “O BIM é um software com o qual você consegue não só modelar os projetos, mas obter informações sobre materiais e projetar desempenho energético em espaços que ainda nem existem, entre outras possibilidades. O mercado ainda está se adaptando e a maioria não usa o potencial da plataforma”.

A ferramenta tem muitas vantagens para a construção civil e permite integrar o trabalho dos profissionais envolvidos no projeto, como engenheiros, projetistas e os próprios arquitetos. Além disso, consegue interagir com outras ferramentas para um melhor controle de obra, gerando informações que podem ser usadas mesmo em um app para arquitetos. “Na obra, eu posso levar o celular para conferir medidas e especificações no próprio aparelho. Há uma possibilidade enorme para realidade virtual e ampliada pelos apps”, afirma o conselheiro federal do CAU/BR.

Aplicação de realidade aumentada e impressão 3D na arquitetura

A realidade aumentada é uma tecnologia que ganha espaço na arquitetura, facilitando o trabalho do profissional e proporcionando mais segurança ao cliente. Essa tecnologia permite visualizar o projeto antes de ficar pronto, como uma prévia do resultado, a partir de óculos de imersão.

“Você coloca os óculos e se vê dentro de uma obra. A realidade aumentada permite enxergar como vão ser os acabamentos, os formatos dos cômodos, tudo no próprio celular, iPad ou outros dispositivos móveis. Ela permite ampliar as formas de controlar o processo”, explica Fernando.

A vantagem para a execução do projeto é nítida, já que o cliente consegue ter uma noção realística do resultado, facilitando as aprovações. Pedro Borba acredita, porém, que a realidade aumentada tira uma parte da experiência do projeto. “O cliente consegue andar pela casa antes de ela estar pronta, mas uma crítica a ser feita é que a arquitetura tem se tornado cada vez mais visual. Apesar de permitir visualizar o projeto pelos óculos, as experiências de sentir a obra sendo feita acabam ficando de lado”.

A impressão 3D é outra ferramenta que ajuda nesse processo de visualização, ajudando a montar o projeto a partir de maquete. Mas esse tipo de tecnologia vai além: permite desenvolver partes do projeto na própria obra ou, como explica Fernando, até a obra inteira.

“A impressão 3D chegou para transformar a forma como se materializa as ideias. Eu posso fazer uma maquete em três dimensões, escolhendo a partir daí as formas, cores e tamanhos ou posso imprimir o projeto real. Hoje em dia, existem impressoras 3D de grande porte que podem imprimir as próprias casas. O arquiteto manda o projeto para a empresa de impressão, que pode levar a casa impressa para montar na obra ou pode levar o equipamento para fazer a impressão na obra mesmo”, conta o conselheiro e professor.

Dicas de softwares e app para arquitetos

O BIM e as técnicas de realidade aumentada e impressão 3D representam muito bem as tecnologias modernas aplicadas na arquitetura, mas existem ferramentas igualmente utilitárias no trabalho do profissional da área. Vários softwares e app para arquitetos estão disponível para a criação e execução dos projetos.

No escritório de Pedro, o principal software utilizado é o ArchiCAD, que se diferencia do tradicional AutoCad. “No AutoCAD, você consegue desenhar e detalhar o projeto. É voltado para arquitetura e engenharia civil, mas puramente técnico. Já o ArchiCAD modela o projeto em 3D. Você traça as linhas e já tem uma parede, conseguindo todas as especificações, como resistência ao fogo, revestimento etc. Ele gera uma planilha de informações completas”, diz o arquiteto.

Pedro frisa, no entanto, que no mercado geral, ainda há muita resistência com o formato dos projetos criados pelo programa, já que as prefeituras e os responsáveis pela aprovação ainda exige que o padrão do AutoCAD. A Zoom também utiliza plataformas como o Trello para gestão de projetos e o BinShift, que ajuda a visualizar os projetos no smartphone.

E já que estamos falando em app para arquitetos, Fernando Márcio indicou uma lista de opções que prometem ajudar o trabalho dos profissionais da área. Confira:

  • Augment – A plataforma permite aos usuários visualizar produtos em 3D no ambiente real utilizando tablets e smartphones
  • BIMx – O BIMx é o aplicativo próprio para a comunicação com o software BIM a partir de smartphones, permitindo acessar informações de projetos e navegar por desenhos integrados e modelos 3D.
  • Decibel X – O app tem a função de detectar os sons do ambiente, ajudando a medir a qualidade de retenção de barulhos entre os cômodos projetados, por exemplo.
  • iHandy Level – Essa ferramenta auxilia na medição de níveis em espaços físicos, ajudando a deixar superfícies mais retas e
  • LuxMeter – O aplicativo utiliza a câmera como sensor de luz para medir a luminosidade dos ambientes.
  • Medida – O app ajuda a mensurar as medidas de objetos físicos a partir da realidade aumentada. O usuário consegue medir altura, largura e profundidade ao traçar pontos, utilizando apenas o smartphone. Disponível em iOS.
  • Sun Seeker – Mais uma ferramenta utilitária para aquitetos, esse app permite localizar a posição do sol para melhor projetar janelas e acessos de luz nos projetos.
  • Trace – Desenvolvido pela Morpholio, o Trace é um aplicativo premiado que ajuda a desenhar plantas e projetos com a precisão do CAD.

Comments 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BIM, app para arquitetos e outras tecnologias para construção de projetos

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend