Assistentes pessoais e mudança no comportamento humano


Quando se pensa no futuro, normalmente, associamos à tecnologia e toda evolução que pode possibilitar uma vida mais cômoda para qualquer pessoa.  Isso porque, cada dia mais nossa sociedade está inserida num ambiente digital que proporciona facilidades, devido um aparelho revolucionário, o smartphone.

O Brasil já tem mais de um smartphone ativo por habitante, segundo números da Fundação Getúlio Vargas e IBGE. Anualmente, a FGV publica uma pesquisa sobre o uso da tecnologia e neste ano, revelou que o país tem 220 milhões de celulares em funcionamento contra 207,6 milhões de habitantes. A previsão de alcance para 2019, é de dois dispositivos portáteis por cidadão, isso inclui tablets e computadores.

Por que tanta procura nestes dispositivos?

A imersão à conectividade móvel acaba sendo uma experiência sem volta. Nós brasileiros passamos em média 5 horas na internet, desse tempo, cerca de 30% é gasto em redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas, o que possibilita um mercado favorável para chatbot (softwares com assistentes virtuais que simulam a fala humana e são capazes de bater um papo com usuários).

Essa ferramenta usa inteligência artificial e pode atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdos relevantes e ajudar em buscas, o que pode sinalizar uma boa oportunidade para muitas empresas, pois a cada dia os usuários estão procurando experiências reais que satisfaça sua necessidades virtuais.

Em 2011, a Apple lançou a Siri – assistente virtual do iOS –  que ganhou espaço considerável entre os donos dos aparelhos e, consequentemente, os investimentos da empresa, que passaram a aprimorar e personalizar cada dia mais, de acordo com a experiência do usuário.

O filme Her, lançado em 2014, exemplifica bastante as relações do homem contemporâneo e a tecnologia. O longa, conta a história do usuário Theodore Twombly, que compra um novo sistema operacional com a finalidade de ajudar a organizar a sua vida.  A nova tecnologia foi toda personalizada, de acordo com sua necessidade cotidiana e ganha uma voz feminina que Theodore nomea por Samantha.

A inteligência artificial da assistente, foi criada para satisfazer desejos de seu usuário, sem que ele mesmo pedisse, sendo sempre amigável e engraçada com conversas informais, criando uma impressão que estava interagindo com uma pessoa real e não uma máquina.

Após o lançamento do filme, empresas focaram em maiores personalizações para os assistentes virtuais, criando envolvimento aos usuários, tentando fazer com o que exergássemos o smartphone como um amigo real.

Seguindo essa tendência, e com objetivo de atrair essa experiência não só para o mobile, o Windows 10 desenvolveu a Cortana, assistente pessoal do sistema, que tem implementado frases sem voz robotizadas, conversações mais regionais em suas traduções, onde é possível  contar piadas e cantar músicas de diversos artistas brasileiros.

Na última atualização da Siri apresentada neste ano pela Apple, a assistente virtual vai contar com comando de personalização adquirido por meio da ferramenta Shortcuts, onde é possível programar ações de acordo com atividades específicas, além de integrar o IOT – Internet das coisas –  ampliando sensores e conexão entre outros dispositivos inteligentes.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assistentes pessoais e mudança no comportamento humano

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend