ATÉ 2021, 70% DOS VAREJISTAS DEVEM INVESTIR EM “INTERNET DAS COISAS”


Internet das Coisas é o grande foco do varejo para melhorar a experiência do cliente

É o que aponta o estudo da Zebra Technologies, empresa de soluções e serviços. Para entender como o setor se posiciona em relação às novas tecnologias, como Internet das Coisas, a companhia ouviu 1.700 executivos e tomadores de decisões de todos os segmento de varejo dos 5 continentes.

O estudo aponta que IoT (Internet of Things) será uma das principais ferramentas das experiências dos clientes. Além disso, 70% dos varejistas entrevistados irão investir em tecnologias Internet das Coisas até 2021.

A proposta é que a tecnologia que conecta todas as coisas ajude a elevar os níveis de personalização do atendimento ao cliente. O estoque é um dos problemas críticos em todo o varejo, segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados planejam investir em tecnologias de automação para garantir uma boa gestão de estoques.

“Desde corredores nas lojas até almoxarifados e prateleiras, os varejistas estão promovendo essas mudanças em uma disputa para melhor servir os clientes. O estudo demonstrou que as empresas estão preparadas para atender e superar as expectativas dos clientes com novos níveis de personalização, rapidez e conveniência”, afirmou Vanderlei Ferreira, country-manager da Zebra Technologies no Brasil.

Para aumentar a personalização e conveniência, 65% planejam investir em serviços inovadores de entrega, tais como logística flexível e colaborativa.

Internet das Coisas para melhorar a experiência do cliente

Personalização da experiência dos clientes na loja física é algo discutido há alguns anos, porém ainda pouco colocado em prática. Até 2021, cerca de 80% dos varejistas serão capazes de implementar esta personalização. Um exemplo disso, é obter a informação de quando um cliente está dentro da loja, através de tecnologias de microlocalização, permitindo capturar mais dados e hábitos do consumidor.

Diante destas inovações, integrar lojas virtuais e físicas é um dos desafios fundamentais – 78% dos entrevistados concordam com isso.

Algumas outros “pain points” foram levantados e deverão receber mais atenção dos varejistas, são eles:

  1. Redução do tempo de filas, através de pontos de vendas móveis (MPOS – Mobile Point Of Sale);
  2. Inconsistência de preços entre lojas e ruptura de estoque;
  3. Logística – um dos principais “pain points” Brasil – soluções de automações.

E como está a inovação no seu negócio?

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