Automação comercial transforma o varejo rumo à melhor experiência do cliente


Automação Comercial

A automação comercial foi pauta da feira Autocom 2019, que ocorreu entre os dias 2 e 4 de abril. Várias empresas se reuniram para apresentar soluções que inovam no varejo e mudam a forma como o mercado se comporta, dando destaque para a experiência do cliente.

Como a Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais acessível aos pontos de venda, até mesmo o micro-empreendedor passa a transformar a forma de fazer negócios.

Segundo Zenon Leite Neto, presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), a possibilidade de aderir à automação comercial somente pelo smartphone possibilitou esse cenário.

“No celular, você pode colocar um aplicativo para controlar um SAT, uma gaveta, uma balança, qualquer periférico. As próprias maquininhas nos pontos de venda já têm o software embutindo para a gestão do negócio, com acesso pela nuvem. Ali, você tem todas as informações que necessita. Eu diria que essa é uma revolução para o pequeno empresário”.

Na Autocom, os expositores apresentaram soluções de software e hardware, propondo novos formatos de negócio ao empreendedor. As tecnologias revelam como o cenário dos pontos de vendas ainda é bastante promissor e deve se reinventar cada vez mais.

Automação comercial favorece experiência omnichannel
Na experiência omnichannel, as lojas permitem ao cliente escolher modelos que não estão disponíveis. Ele compra no PDV e recebe em casa.

Formas de pagamento ganham novos conceitos

Para agradar não só ao comerciante, mas também aos usuários, empresas de gestão financeira passaram a digitalizar cada vez mais os processos das máquinas de pagamento, agregando valor aos serviços. É o caso da Cielo, por exemplo, como conta Eduardo Lauria, head de Design e Experiência da empresa.

“Se eu tivesse que resumir, nós não entregamos mais um produto ou serviço simplesmente, mas sim uma experiência para os nossos consumidores. A Cielo hoje tem um time de UX dedicado a essa transformação digital. A gente quer empoderar esse cliente e deixá-lo tomar as próprias decisões rapidamente”, afirma.

A Cielo trouxe alguns exemplos à Autocom para ilustrar a ideia. A parceria com a Authentic Feet mostra uma grande tendência de automação comercial no varejo. “Temos a experiência omnichannel, que é uma interação entre os mundos físico e online. Se o cliente vai à loja e não encontra o produto que quer, ele consegue fazer a compra online e receber em casa, com o pagamento feito diretamente na máquina”, aponta Eduardo.

Outra maneira de inovar nos pagamentos é o QR Code, tática utilizada pelo Mercado Pago. As empresas parceiras possibilitam ao consumidor utilizar apenas o celular para pagar as compras, excluindo a necessidade de cartões e máquinas de pagamento.

O cliente aponta o smartphone para o QR Code pelo aplicativo do Mercado Livre ou Mercado Pago. Como o pagamento dispensa máquinas de cartão e outras tecnologias, o consumidor ganha descontos devido ao abatimento de taxas.

IoT e outras tecnologias elevam experiência nos PDVs

Com a fuga dos consumidores para as plataformas online, a automação comercial dos PDVs com novas tecnologias se torna fundamental para resgatar uma parcela do público. A IoT é uma das principais aplicações para ajudar a elevar a experiência do consumidor.

A Tanca e a Jetway, que são empresas do mesmo grupo focam bastante nessa tecnologia.  “Nós estamos mostrando cada vez mais a sinergia com esse mundo das conexões entre as coisas, a IoT, os equipamentos se comunicando para sempre oferecer uma experiência de usabilidade das soluções da Tanca e da Jetway aos usuários. Nós enxergamos que essa é uma tendência mundial”, conta Julio Araujo, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Tanca.

Ele associa o avanço dos processos de atendimento à aceleração da chegada das tecnologias no Brasil. Segundo o gerente, o país deixou de ser tão atrasado no acompanhamento das novidades e isso favorece o comércio. O cliente recebe um atendimento mais rápido e passa a se tornar mais independente no processo.

“Com as mídias sociais e os equipamentos conectados, o tempo de espera está cada vez mais reduzido. Hoje, uma venda sai do tablet diretamente para o ponto de venda por conexão sem fio, chegando diretamente à cozinha de um restaurante, por exemplo. O próprio usuário pode registrar suas vendas. Ele pode fazer sua refeição no estabelecimento comercial ou pode receber o alimento na sua casa”, diz Julio.

Lojas modelos mostram como o mercado integra as novas soluções

Um dos grandes destaques da Autocom 2019 foi o Retail Experience, uma parceria da feira com a Epson. Foram exibidos três formatos de loja modelo: food, moda e mercado. O espaço apresentou soluções interativas para melhorar a jornada do consumo, buscando elevar a fidelização no PDV a partir de projetores e equipamentos conectados.

Automação comercial: Retail Experience by Epson
Epson apresenta lojas modelos no Retail Experience da Autocom 2019.

“A ideia é inovar mostrando tudo que a Epson tem de portfólio para fazer essa inovação no PDV e no varejo como um todo, focando na experiência”, afirma Paulo Ramos, gerente de Produção de Automação Epson.

No visual merchandising, os estabelecimentos podem utilizar projetores para personalizar mesas com imagens em movimento, como nas festas de aniversário.

O mesmo foi mostrado no setor de moda, no qual modelos de estampas de camisetas podem se revezar em um único manequim. Além disso, a Epson traz a possibilidade de personalizar as peças no PDV, como conta Paulo: “Temos uma máquina para camisetas que pode imprimir na hora para o cliente. Imagine uma loja de moda vendendo uma camiseta customizada que só você terá, que é feita do seu jeito. Essa é a ideia”.

Na parte de mercados, a empresa apresentou a solução Papa-Filas, que lê os códigos de barra dos produtos enquanto o cliente ainda está na fila de um estabelecimento e gera um QR Code a ser usado no caixa, acelerando o processo de atendimento. A automação comercial também é ilustrada pela prateleira virtual, que exibe informações dos produtos a partir do RFID.

Novo formato de gestão automatizada favorece o empreendedor

Segundo Zenon Leite Neto, a tendência da automação comercial também recai bastante sobre a gestão de negócios das lojas. “Desde quando a mobilidade começou no Brasil, esse é o primeiro ano em que as soluções realmente chegaram ao mercado para o pequeno empresário. A automação vai ajudar as empresas a saberem o que estão vendendo, a fazer controle de estoque, a controlar ponto de pedido e muito mais.”, ele explica.

Na Autocom 2019, as novidades foram fortemente acompanhadas pelo desenvolvimento de softwares. A Migrate, empresa de tecnologia da informação, apresentou em primeira mão o MIA, uma inteligência artificial aliada ao painel de gestão que ajuda a controlar os erros no preenchimento de dados fiscais.

Migrate lançou na Autocom 2019 a inteligência artificial MIA para facilitar a correção de erros de documentos fiscais.

“No nosso painel gerencial, o dono da loja consegue controlar todo o seu ambiente de emissão fiscal, sabendo o que está sendo emitido em notas e se há alguma inconsistência estrutural nos documentos. A partir daí desenvolvemos o MIA, que ajuda a sanear a base de dados do lojista. Quando um documento é emitido, você pode digitar o código no MIA e lançar na base de dados, podendo corrigir as inconsistências imediatamente pelo próprio painel”, detalha Fabio Alvim, Diretor Comercial da Migrate.

Erros nas emissões de documentos são comuns nos pontos de venda e uma solução como essa facilita o controle das notas para o empreendedor. A tendência nos sistemas de gestão faz uso da IoT para facilitar os negócios do comerciante, que recebe as informações automaticamente.

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