Carro voador sai da ficção e começa a ganhar o mercado


Carro voador: O futuro já chegou!
Redfox

Os Jetsons é um desenho animado que fez muito sucesso entre as décadas de 1960 e 1990, retratando uma família futurista que se locomovia por um carro voador. E não é que esse cenário disruptivo já está perto de acontecer? Algumas empresas já prometem modelos para 2019.

adsense

É o caso da empresa Terrafugia, que já colocou em pré-venda o seu “Transition”, um veículo que vai trazer dois modos de viagem: o carro normal e o carro voador. A mudança de formato é rápida e acontece a partir de um simples botão.

O novo meio de transporte tem lugar para duas pessoas, funcionando a gás automotivo. Mesmo com um design diferenciado e com a existência de asas, a engenhoca pode ser guardada na garagem convencional. Mas um detalhe importante: o Transition precisa de uma pista para decolar e aterrissar, assim como os aviões.

Para quebrar essa desvantagem, a Terrafugia já pretende investir em um segundo modelo de carro voador, batizado de TF-2. A ideia é que o novo protótipo consiga decolar na vertical, o que já está em teste por uma gigante do mercado, a Boeing.

Boeing começa a testar seu primeiro carro voador

No dia 23 de janeiro, a Boeing fez o primeiro teste com o um carro voador. A decolagem do PAV (sigla para “passenger air vehicle” ou veículo aéreo de passageiros) aconteceu na Virgínia, Estados Unidos, durando alguns segundos no ar.

O diferencial é a decolagem na vertical, dispensando a necessidade de pistas de vôo que os aviões tradicionais precisam. O primeiro teste apenas avaliou essa habilidade, mas as próximas avaliações devem focar na transição da decolagem para o voo na horizontal. A estimativa é que o veículo possa percorrer uma distância aproximada de 80,5 km.

O PAV tem um formato diferenciado com duas asas, uma hélice central e quatro menores e, diferente dos aviões, nenhuma turbina. Em relação ao tamanho, o modelo tem 8,5 metros de largura e 9,5 metros de comprimento.

Quem está por trás da empreitada é a empresa Aurotra Flight, que se uniu à Boeing NeXt – o setor responsável pela mobilidade aérea urbana da companhia – na parceria.

Comments 0

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Carro voador sai da ficção e começa a ganhar o mercado

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format