Cientistas criam a primeira inteligência artificial psicopata


Em 1960, Alfred Hitchcook dirigiu o filme Psicose, que conta a história de Norman Bates, um jovem atormentado que vive com sua mãe controladora no Bates Motel, propriedade da família. Inspirado neste personagem fictício e todo o meio que ele convive, um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, criou Norman, uma inteligência artificial que apresenta tendências psicopatas.

O objetivo ao criar Norman, era entender como alguns dados são capazes de influenciar na performance de um algoritmo, além de mostrar, como é prejudicial ao software algumas informações negativas e assustadoras. Para obter esses resultados, foram apresentadas imagens de pessoas morrendo de formas sinistras postadas em um fórum do Reddit.

Neste sentido, os cientistas criaram um tipo de IA com capacidade de analisar e interpretar fotografias, de maneira que consiga descrever em textos aquilo que está vendo.

Após esse treinamento com fotos assombradas e cenas de morte, Norman foi colocado em contato com uma série de borrões de tintas do Teste de Rorschach – uma técnica de avaliação comum na psicologia, que analisa a saúde mental e emocional de pacientes. O teste é composto por diversas imagens coloridas ou preto e brancas sem nitidez, mas que instigam intepretações pessoais.

Outra inteligência artificial foi treinada com imagens amigáveis de animais e pessoas, e assim como Norman, o software também realizou o teste psicológico. Os resultados e diferença das performances dos dois foram gritantes e podemos conferir alguns resultados abaixo:

(FOTO: MIT/ REPRODUÇÃO)

Enquanto a IA padrão exergou uma dupla  de indivíduos de frente um ao outro, Norman afirmou que o borrão era um home saltando de uma janela.

(FOTO: MIT/ REPRODUÇÃO)

Em outra imagem, o software padrão visualizou em preto e branco uma luva de beisebol. Norman, interpretou um homem sendo assassinado com uma arma de fogo a luz do dia.

(FOTO: MIT/ REPRODUÇÃO)

Numa terceira imagem,  a IA padrão viu uma foto preto e branca de um pássaro pequeno. Já Norman, enxergou um homem sendo empurrado para dentro de um mixer.

Assim como falado no início da matéria, Norman é um exemplo de que dados são mais importantes que algoritmo, e ele representa um estudo de caso sobre os perigos de uma inteligência artificial frente a dados tendeciosos que são utilizados em algoritmos para aprendizagem da máquina, ou seja, algo que pode dar muito errado.

Alguns especialistas afirmam o quão nocivos são os softwares alimentados com dados mal intecionados. E que, intecional ou não, a inteligência artificial “aprende” a destilar preconceitos, como o racismo e sexismo humano.

Exemplo disso, foi  a Bot Tay, da Microsoft, que foi retirado da internet após dizer frases de ódio, tais como “Hitler estava certo” e “eu odeio feministas e elas todas deveriam morrer e queimar no inferno”.

Apesar do cenário realmente parecer um fime de suspense/terror, os cientistas disponibilizaram uma interação para ajudar a consertar os dados de Norman. Ao responder um questionamento, com as suas próprias interpretações, você pode ajudar a mudar a performance de Norman.

Para ver as demais respostas dos testes entre Norman e a inteligência padrão, clique aqui.

 

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cientistas criam a primeira inteligência artificial psicopata

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend