Citse transforma dados de projeto em indicadores para tomadas de decisão


Qualquer um que já fez uma obra ou reforma sabe como o planejamento inicial difere do resultado final. O projeto, o tempo, as matérias-primas e os custos planejados nunca são iguais aos observados ao final do processo. Quando falamos de obras de infraestrutura para cidades então, essa diferença pode ser ainda maior. Sem contar que muitas vezes os projetos urbanos não levam em conta a opinião ou visão do usuário. A Citse quer mudar esse cenário.

E para isso aproveita os dados para criar indicadores em tempo real, traz integridade e incentiva uma maior participação dos envolvidos, desde a fase de criação até a entrega do projeto, incluindo o envolvimento do cidadão.

“80% das obras na América Latina terminam sangrando tempo e dinheiro. No Brasil, uma média de 38% delas podem ser recuperadas (erro de projeto, corrupção, retrabalho, perda de materiais, produtividade, etc). O processo não é transparente, não é eficiente e poucas vezes considera o ser humano como centro da solução”, explica a CEO Bruna Paese.

A startup surgiu do sonho de construir cidades mais sustentáveis e eficientes. Para isso, a Citse analisa dados internos e externos de qualquer tipo de projeto e faz análise preditiva e prescritiva. Depois, os transforma em indicadores, para a tomada de decisão inteligente.

Abertura à inovação foi a maior barreira para a Citse

Bruna afirma que tem desde pequena o espírito empreendedor, mas há barreiras para colocar ideias inovadoras em prática por conta própria. “Fazer boostrapping no Brasil é desdobrar-se. Ter trabalhos, freelas, menos tempo e mais esforço para continuar”, conta a CEO sobre como manter a empresa viva e ao mesmo tempo pagar as contas.

Em busca de financiamento e oportunidades, a empresária levou a Citse para o Start-Up Chile, programa de aceleração financiado pelo governo chileno. Ali, percebeu que uma outra barreira poderia se apresentar. “Na primeira reunião que fiz no Chile o cliente me perguntou se eu não via problema em ser mulher estrangeira tentando disruptar um mercado tão tradicional e resistente”.

Esse tipo de questionamento surge de tempos em tempos, mas Bruna não deixa que eles coloquem em dúvida seus objetivos. “Quem nos limita são os outros. Eu continuo acreditando que sou capaz”. Ela encerra com uma máxima que vale para qualquer pessoa que deseja colocar sua ideia em prática: “Empreender é passar 90% do tempo tentando convencer os outros que você não é louco. E nos outros 10% restantes tentando convencer a si mesmo que você é”.


Confira o mapa das startups lideradas por mulheres clicando aqui!


Projeto: Citse

O que faz: Análise preditiva e prescritiva para transparentizar, otimizar e incentivar a co-criação na construção civil e urbanismo

Sócios: Paolo Minguzzi

Início das atividades: Maio 2017

Contato: [email protected]

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Citse transforma dados de projeto em indicadores para tomadas de decisão

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend