Entenda como calcular o equilíbrio financeiro da sua empresa


Saber como calcular o equilíbrio financeiro é fundamental para a sobrevivência de uma empresa

Quem decide empreender nem sempre entende de administração. É comum o fundador da empresa ter uma formação técnica, ligada ao produto ou serviço ofertado, mas pouco conhecimento sobre como garantir que a empresa está no caminho certo. Saber como calcular o equilíbrio financeiro é uma das necessidades básicas.

Por isso trouxemos essas dicas para aprender o cálculo, mas não paramos por aí. Trazemos também insights que podem acelerar o caminho até o equilíbrio financeiro.


Os 6 melhores CRMs gratuitos


O que é equilíbrio financeiro

Antes de ensinar o cálculo, é importante saber do que se trata. Se você já está familiarizado com o termo, pode pular para o próximo subtítulo. Quem ainda tem dúvidas, continue a leitura aqui. Também chamado de break-even, o equilíbrio financeiro é quando as receitas totais de uma empresa somam um valor igual ao das despesas fixas e variáveis.

Simplificando, é quando você cobre todos os seus custos apenas com o que vende. Ele é importante porque sabendo o seu ponto de equilíbrio financeiro você tem mais condições de medir a viabilidade do negócio e também pode trabalhar melhor a adequação de seus preços e custos.


Veja o primeiro mapa das startups brasileiras lideradas por mulheres


Como calcular o equilíbrio financeiro

Você já sabe o que é e porque é importante. Então vamos ao que interessa, o cáculo. A fórmula é bem simples: divida o Custo Fixo pela Margem de Contribuição ou (CF ÷ MC ) x 100. O segredo está em dividir bem o que pode ser classificado como custo fixo e o que compõe a margem de contribuição.

Começamos pelos custos fixos. Aqui você considera tudo que precisa para manter a empresa funcionando. Contas de luz, água e internet, despesas com funcionários, aluguel, enfim, tudo que você vai desembolsar independente do que produzir ou vender.

Agora vamos para a margem de contribuição. Essa é um pouco mais complicada. Se trata da diferença entre o valor necessário para entregar o seu produto ou serviço e o valor de venda. Nela entram os custos e despesas variáveis, que são aqueles ligados à produção e venda. Custo dos insumos, frete, embalagem, possíveis perdas na produção, tudo o que depende da quantidade a ser entregue entra nessa conta.

A fórmula da margem de contribuição é a seguinte: MC = PV – (CV + DV). Traduzindo as letrinhas, a margem de contribuição (MC) é igual a subtração do preço de venda (PV) após a soma dos custos (CV) e despesas variáveis (DV).

Um exemplo prático de como calcular o equilíbrio financeiro. Sua empresa tem custo fixo de R$ 10 mil mensais. A margem de contribuição é de 15%, ou seja, você tem um lucro de 15% em cada venda que realiza. Qual é o seu ponto de equilíbrio? Vamos para a fórmula: PE = (10.000/15) x 100. O resultado é R$ 66.666,66 mensais para atingir o break-even.


Confira 15 soluções tecnológicas que facilitam a vida no trabalho


Como chegar ao equilíbrio financeiro

Essa não é uma fórmula fechada, mas podemos dar algumas dicas. Agora você sabe quais são os seus custos de produção, seus gastos fixos e até mesmo quanto você tem de retorno a cada venda. Com base nas informações que coletou, identifique o que pode ser melhorado.

Um aluguel mais barato, desconto em compras maiores de insumos, redução em preços para aumentar as vendas sem prejuízo do faturamento total, são muitas as possibilidades. Mas não pare somente no equilíbrio financeiro, lembre-se que o objetivo é o lucro.

Até porque o lucro é o que vai permitir o investimento no crescimento da empresa. A sugestão é aplicar a regra dos 10%. A ideia é simples, reserve um décimo do seu lucro para reinvestimento ou despesas sazonais. Pode ser uma ampliação ou reforma da sua loja, um novo site para seu e-commerce, uma festa de final de ano para os funcionários, a escolha é sua!

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda como calcular o equilíbrio financeiro da sua empresa

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend