Como e quando mudar o modelo operacional?


Saber a hora certa de mudar o modelo operacional pode significar a salvação da sua empresa

Antes de mais nada, é preciso destacar as diferenças entre modelo operacional e modelo de negócios. Simplificando, o modelo de negócios é O QUE você faz, enquanto o modelo operacional é COMO você faz.

E esse como você faz é muito importante e abrangente. Experiência do cliente, oferta de produtos ou serviços, estrutura, conformidade, métricas, processos de pessoas, cultura, formas de trabalho e muito mais está envolto no seu modelo operacional.

Isso tudo é o que forma a sua vantagem competitiva. Se você não está competindo como deveria, está na hora de mudar o modelo operacional, não é mesmo? Por isso faça as seguintes perguntas:

  • Ainda estamos aptos para o nosso propósito?
  • Ainda estamos criando valor para nossos clientes?
  • Nossa diferença competitiva ainda é relevante?
  • Estamos aproveitando ao máximo nossos recursos?
  • Se começássemos do zero hoje, poderíamos operar da mesma forma amanhã?

Se tem algum não nas suas respostas, é melhor mudar. E tem outras formas de identificar o esgotamento do seu modelo atual.

Entre os sintomas mais comuns, destaco queda ou estabilização das receitas mesmo diante do aumento dos esforços de marketing e vendas, indiferença do cliente em relação a escolha da sua marca, produto ou serviço, quedas contínuas da margem operacional mesmo com aumento dos investimentos e o surgimento de concorrente com melhor proposta de valor.

Dicas de como mudar o modelo operacional

Agora que você percebeu que precisa mudar seu modelo, por onde começar? Trouxe algumas dicas, dá uma olhada.

Revise a missão e a visão – A primeira pergunta era sobre o propósito. E ele está justamente na sua missão e visão. Faça reflexões básicas sobre a missão e a visão, para confirmar se o caminho está correto.

Analise o cenário – Depois de revisar seu propósito, está na hora de olhar o mercado. Faça uma análise do cenário atual e futuro, considerando a concorrência, as forças de mercado e as tendências de mercado.

Proposta de valor – Com o cenário, chegou a hora de criar valor para seus produtos. Leve em conta sempre a necessidade real do cliente, lembre-se que isso é o que vai permitir um “sim” nas perguntas do início do texto.

Reconstrua seu modelo operacional – Agora que você já sabe o que precisa ser feito, é a hora de colocar a mão na massa. Defina prioridades, o que será implementado e, se for possível, consulte pessoas com conhecimento em planejamento e desenvolvimento de negócios. Novas ideias e outros pontos de vista são sempre muito úteis neste processo.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como e quando mudar o modelo operacional?

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend