Estratégias eficientes que ajudam a criar conteúdos para vendas na internet


Conteúdos para vendas são uma estratégia eficaz para gerar resultados

O conteúdo é rei! Essa frase é bem conhecida entre os profissionais de marketing e ressalta toda a importância da criação de conteúdos para vendas no objetivo de alavancar negócios e aumentar os resultados. O marketing de conteúdo é uma das formas mais efetivas de atrair o público-alvo no ambiente digital, não só favorecendo o posicionamento de marca como ajudando a converter leads. Então, é importante ter as melhores estratégias para criar esses materiais.

Os conteúdos têm um potencial muito forte de engajamento, porque desenvolvem uma identificação no leitor. Quando bem usada, a ferramenta o envolve em uma teia que desperta a necessidade de um produto ou serviço.

A seguir, você confere as principais características que um texto bem construído deve ter!

Temas relevantes

Mais do que desenvolver conteúdos para vendas polêmicos e interativos, eles precisam ter uma relevância para a sua marca. Não adianta querer discutir sobre saúde se a sua área de atuação é economia, por exemplo. O tema deve apresentar informações valiosas para o leitor, apresentando soluções para resolver um problema.

Há algumas perguntas que você pode se fazer sobre o seu leitor na hora de elaborar os temas. Elas ajudam a pensar em uma persona que representa o público ideal para o seu negócio. São elas:

  • Quais são os interesses dele?
  • Do que ele precisa?
  • Que informações ele costuma ler?
  • Qual é a linguagem dele? E o estilo de vida?
  • Quais são as frustrações?

Bom começo é tudo

Tendo um bom tema, você precisa caprichar no começo do conteúdo. A “cabeça” do texto precisa ser atrativa o suficiente para prender o leitor no texto e fazê-lo prosseguir a leitura. Há algumas técnicas que ajudam nessa tarefa, interagindo com o autor:

  • Faça uma pergunta;
  • Crie senso de urgência
  • Dê um aviso direto;
  • Use números e estatísticas oficiais;
  • Use um tom pessoal.

Discurso de proximidade

O tom pessoal é essencial também ao longo do texto para criar intimidade com o leitor. Essa tática ajuda a desenvolver um relacionamento, quebrando barreiras para mostrar a sua expertise no assunto. Ao mesmo tempo, você se posiciona de igual para igual, o que favorece a experiência na leitura.

Mostre que você tem os mesmos problemas e que sabe como resolvê-los, pois se colocar na posição do outro aumenta o poder de convencimento. Abuse da simpatia, mas evite soar forçado!

Emoção é uma ótima aliada

Um texto que exprime emoção consegue engajar mais público. Para alcançar esse elemento no texto, uma boa sugestão é apresentar casos para que o leitor se identifique. Procure explorar o comportamento humano para despertar desejos e sensações de acordo com os seus objetivos.

Entre as técnicas para aflorar a emoção do leitor, é possível apelar para o senso de urgência, o medo de ficar de fora de um contexto e o desejo de pertencer a um grupo.

Call to Action é a melhor forma de interação

Todo texto precisa ter um objetivo definido no marketing de conteúdo para vendas. A “call to action” é a melhor forma de fazer o público interagir e mostrar engajamento com o que está lendo.

Trata-se de uma chamada posicionada estrategicamente no final do texto para fazer com que o leitor realize uma ação. Ele pode receber uma sugestão de nova leitura, para baixar conteúdos especiais ou mesmo para realizar uma compra. Tudo depende do estágio do funil de vendas.

Outra call to action muito comum é incitar comentários na página. Aproveitando o gancho, que tal nos contar o que você achou das nossas dicas para os seus conteúdos para vendas?

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