Neuroestimuladores podem ser o caminho para criação de memórias artificiais


Em breve, será possível implantar memória artificiais no cérebro.

Em filmes de ficção científica, é muito comum ver histórias em que falsas memórias são implantadas nos personagens, resultando em uma nova identidade. Por mais utópico que isso possa parecer, já está perto de se tornar realidade, pelo menos em parte. Em um prazo de cinco anos, cientistas esperam ser capazes de construir memórias artificiais e inseri-las no cérebro.

Já temos neuroestimuladores que costumam ser usados para tratar doenças como o Parkinson e eles são apenas o começo de uma tecnologia cada vez mais avançada no campo da memória. Estima-se que, no período aproximado de uma década, implantes de memória poderão ser comercializados e, mais além disso, em 20 anos será possível ter controle sobre as lembranças.

Os benefícios são bem amplos: desde respostas para curar doenças cerebrais, bloquear memórias traumatizantes e até a possibilidade de expandir a capacidade do cérebro através de bioconexão. Porém, como toda tecnologia, há o lado negativo: a suscetibilidade ao acesso de hackers.

A ameaça dos hackers na criação de memórias artificiais

É difícil apontar uma única tecnologia hoje que esteja livre do ataque de hackers e invasores. Com o avanço das pesquisas, a biotecnologia também terá as suas brechas.

O Grupo de Neurocirurgia Funcional da Universidade de Oxford, em conjunto com a empresa de segurança cibernética russa Kaspersky, concluiu que implantes cerebrais podem tornar o cérebro vulnerável à manipulação.

Os próprios neuroestimuladores já existentes para auxiliar em doenças cerebrais possuem abertura para ataques, mas correm poucos riscos devido à baixa quantidade de pacientes com a tecnologia.

Essas brechas são um ponto importante para avaliar o potencial de expansão das formas de abuso e exploração social. Através de memórias artificiais, um criminoso poderá se aproveitar sexualmente de uma vítima ao fazê-la pensar estar em um relacionamento com ele, por exemplo. Mas isso é só a ponta do iceberg.

Os perigos incluem até mesmo a manipulação em massa de grupos inteiros em prol de um ideal polêmico ou reacionário, trazendo riscos para nações inteiras. Será necessário planejar estratégias contundentes para conter as ações criminosas e evitar que elas alterem as interações e os fenômenos sociais.

É tudo tão utópico que realmente parece ficção, mas, diante das possibilidades tecnológicas, tudo é possível. O acesso indevido ao cérebro de terceiros tem tudo para ser um dos grandes problemas sociais da nova era que parece se aproximar.

Será que vale a pena correr tanto risco para desenvolver uma tecnologia potencialmente perigosa? E indo além, se esse cenário chegar a se confirmar, a pergunta mais válida é: como as leis se moldarão para coibir as ações de invasores da mente?

Isso é muito Black Mirror…

A frase popularizada pelo seriado na referência acima envolve teorias sobre tecnologia e a vida humana, fazendo muito sentido nas várias hipóteses possíveis de se imaginar para o futuro dos neuroestimuladores.

Podemos inclusive pegar carona em uma das histórias exploradas na série, na qual há um implante cerebral que grava e reproduz acontecimentos. Enquanto um simples programa de tv estimula a imaginação do público, a ciência faz avanços importantes em direções semelhantes.

Mas não vale se animar tanto. De fato, há pesquisas que provam a possibilidade de aumentar a capacidade de armazenar memórias de curto prazo, mas ainda há um longo caminho a se percorrer para, inclusive, aperfeiçoar essa tecnologia até que ela possa ser disponibilizada à sociedade.

Diga nos comentários: você estaria disposto a correr os riscos da biotecnologia para ter uma experiência futurista com as memórias artificiais?

Comments 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Neuroestimuladores podem ser o caminho para criação de memórias artificiais

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend