Custo de Aquisição de Clientes: você sabe o seu?


O Custo de Aquisição de Clientes é uma informação crucial na administração das empresas

A saúde financeira de uma empresa passa por diversos indicadores. O Custo de Aquisição de Clientes é um deles. Saber quanto você precisa investir para trazer um novo cliente é tão importante quanto acompanhar o fluxo de caixa, por exemplo.

Se você não está familiarizado com o CAC, esta é a hora de medir o da sua startup. E se está, aproveite a leitura para lembrar alguns princípios e absorver novas dicas.


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O que é o Custo de Aquisição de Clientes?

O nome já diz tudo né. Basicamente é o custo que a empresa tem com marketing e vendas para conseguir um cliente. Ele é fundamental para o controle do negócio e você chega a ele com um cálculo simples.

Some seus gastos em marketing e vendas em um mês e depois divida pelo número de novos clientes conquistados. Pronto, você já sabe o seu Custo de Aquisição de Clientes. Tem dúvidas sobre quais gastos incluir?

Pense nas despesas com pessoal, mídia, material promocional, qualquer coisa utilizada para apoiar as vendas. Paga um serviço de agendamento de posts em redes sociais? Ele conta. Se você mesmo cuida do marketing digital, é importante incluir o custo das suas horas, por exemplo.

Como saber se o custo está adequado

Este é o ponto principal. Depois de saber quanto custa para a empresa adquirir um cliente, você precisa saber se está valendo a pena o investimento. E aí entra um outro indicador importante: o Life Time Value. Traduzindo, o tempo de vida do cliente, que é quanto ele traz de dinheiro ao longo de seu período como cliente.

O LTV precisa ser maior que o CAC, ou seja, o cliente precisa “pagar” a sua aquisição para que a empresa esteja realmente ganhando. O ideal, para o sucesso de uma companhia, é que o LTV seja 3 vezes maior que o custo de aquisição.


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Dicas para diminuir o CAC

Lembre-se que manter um cliente é mais barato que adquirir um novo. Então quando houver perda, você pode focar em ações de relacionamento e fidelização para melhorar o saldo. Mas, mesmo que a relação LTV-CAC esteja boa, é sempre interessante maximizar resultados.

E para isso, olhe para seus investimentos. Quais são os canais e ações com melhores resultados? Aumente sua atenção onde o retorno é maior. Outra atitude simples é estimular que seus clientes recomendem novos. Você ganha duas vezes, já que isso tende a aumentar a fidelidade e os indicados costumam ficar por mais tempo que os conquistados por outros meios.

Olhe mais para o seu funil de vendas. Produza campanhas e ações mais focadas em cada estágio de compra para aumentar a sua conversão. Entenda que nem todos avançarão no funil e concentre seus esforços em quem realmente tem potencial. Campanhas direcionadas são o principal meio de aumentar o aproveitamento de seus leads.

Inside Sales (aquelas vendas feitas sem a necessidade da presença física do vendedor com o cliente) também aparece como uma opção para diminuir o CAC. Se ela for algo possível para o seu negócio, implate agora mesmo!

Por fim, o Inbound Marketing, algo que cresceu muito nos últimos anos e tem resultados consideráveis em diversos mercados. Atraia seu cliente com conteúdo e ofertas interessantes e aproveite para evangelizá-lo a respeito da sua marca. Além de diminuir o CAC, essa é uma ação com reflexo no LTV.

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