DevCAmp2018: veja o que rolou no evento de tecnologia


Nesta sexta-feira (10), foi realizada a 6ª edição do DevCamp, maior evento de tecnologia do interior de São Paulo. Nós da Techolics fomos até Campinas para conferir de perto as novidades deste ano.

Com objetivo de capacitar e fazer uma grande rede de network entre os participantes, o DevCamp 2018, contou com dez horas de conteúdo, dividido entre 25 palestrantes de grandes empresas, que apresentaram temas inovadores relacionado a criação e o processo de desenvolvimento de softwares.

Um dos destaques deste ano foi a keynote internacional, Denise Jacobs, CEO da The Creative Dose e autora do manual para liberar criatividade, Banish Your Inner Critic. Jacobs, é uma evangelista criativa que presta consultoria para diversas empresas em todo mundo.

Esta edição, foi categorizado com quatro painéis:

DevRoots

DevRoots é uma trilha do evento para quem curte muito linhas de código. Aqui, é necessário incluir código na apresentação e, normalmente, são abordados assuntos mais técnicas e específicos de desenvolvimento de software. Neste painel acompanhamos os seguintes palestrantes:

– Fábio Lima Santos – ThoughtWorks

Fábio Santos trabalha como desenvolvedor de software há 14 anos e com um grande público em sua palestra, apresentou um princípio de design de aplicações focado na redução do atrito ao refactoring, ou seja, diminuindo a dificuldade de se estabelecer uma cultura de refactoring que permite a evolução das aplicações e impulsionam bastante a capacidade evolutiva.

– Rafael Figueroa – Portal Telemedicina

Rafael Figueroa é Co-Fundador e CEO Portal Telemedicina, solução que utiliza inteligência artificial e IoT para oferecer acesso online a médicos especialistas. Figueroa, apresenta o case da Portal Telemedicina, no qual integra Machine Learning aos aparelhos médicos para detectar patologias e tornar seguro o processo de diagnósticos online para milhares de pacientes que são atendidos por dia.

– Felippe Nardi – VTEX

Felippe Nardi é engenheiro de software na VTEX. Com uma conversa bem descontraída, Nardi, falou sobre Animações SVG interativas no React e apresentou o Lottie, uma ferramenta criada pelo Airbnb que ajuda a animar e programar SVG direto no After Effects (software de edição da Adobe).

Além do Código

Neste painel, são abordados assuntos extremamente ligados ao processo de desenvolvimento de software, mas diferente do DevRoots, não são resolvidos nas linhas de códigos. São palestras com temas inovadores, de gestão de equipes ou processos, ferramentas, cases ou metodologia, que estão além do código. Acompanhamos as seguintes palestras:

– Davi Silva e Izabela – Dextra

A dupla falou sobre um case da Dextra, no qual ofereceram soluções de negócios mais assertivas para os usuários de um serviço de alimentação, no qual combinaram UX Research e Machine Learning parar entender comportamentos, padrões de uso e validação de hipóteses, alcançando maiores chances de oferecer conteúdos mais coesos e dinâmicos permitindo aos consumidores um sentimento de match com os seus interesses.

– Renan Rossi – Dextra

Com um case sobre a Copa da Rússia transmitida pela SportTv, Renan conta sobre os desafios encontrados para desenvolver uma aplicativo para Smart TV, onde o ambiente ainda é pouco explorado pelo mercado. Ainda falou sobre as semelhanças e diferenças do desenvolvimento de aplicações para TV comparado com aplicações Web/Mobile.

Business Experience

Business Experience foi uma das grandes novidades deste ano. A trilha de negócios, apresenta cases de empresas que se transformaram digitalmente e colocaram os usuários como centro e passaram a ter mais valor de mercado. Assistimos as seguintes palestras:

– Andre Fossa – Nextel

André Fossa é Chief Digital & Transformation Officer da Nextel e contou o caso de transformação digital da Nextel, que tem sido o principal instrumento de turnaround da empresa. Com 20 anos de idade e o fim da operação do IDEN (rádio) a operadora precisava mudar drasticamente de rota, para voltar a crescer e melhorar sua rentabilidade. A transformação digital teve impactado de forma decisiva em todas as áreas da empresa.

– Alceu Bravo – Especialista de Negócios

Alceu Bravo, tem 40 anos de experiência e passou por diversas empresas de tecnologia. Em sua palestra, Bravo conta sobre sua própria empresa e os desafios da inovação para quem já tem base instalada.

– Felipe Pontieri – Livelo

Felipe Pontieri é diretor de tecnlogia da Livelo desde sua criação, em 2014. Nesta palestra, ele falou sobre o conceito de business Agility e como a Livelo se tornou uma das principais empresas de recompensa do Brasil e como conseguiu transformar essa teoria em realidade. Resultando em soluções que satisfaça os clientes, seja B2B ou B2C.

O Lado Humano da Tecnologia

Essa trilha foi pensada para quem gosta de lidar com pessoas e técnicas de desenvolvimento pessoal e profissional. Palestras com temas de gestão de equipes, interações humanas, relacionamentos e impactos dentro de projetos de software ou práticas adotadas por empresas de desenvolvimento, foram apresentadas aqui.

Não conseguimos acompanhar nenhuma dessas palestras por incompatibilidade de horários.

Veja as fotos do evento:

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DevCAmp2018: veja o que rolou no evento de tecnologia

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend