Dia da Internet Segura: Confira dicas para se proteger de hackers e intrusos


Dia da Internet Segura

Nem todo mundo sabe, mas 05 de fevereiro é o Dia da Internet Segura. E o que essa data representa? O objetivo é promover a conscientização do uso da internet com mais responsabilidade.

Em um ambiente tão fácil de conectar-se com outras pessoas, é muito fácil encontrar novas amizades, interesses amorosos e parcerias de trabalho, mas você nunca sabe realmente quem está do outro lado. E esse cenário vai além: até quem você já conhece pode te prejudicar no mundo virtual, invadindo senhas e usurpando a sua identidade.

Segundo a pesquisa da Hootsuite e da We Are Social em 2018, o Brasil é o terceiro país mais conectado no mundo, com uma média de 9 horas diárias. Quanto mais tempo online, mais expostos ficamos aos riscos da internet.

Neste Dia da Internet Segura, a Techolics lista algumas dicas para evitar que as suas contas sejam invadidas!

1. Links e sites suspeitos

Você sabe identificar quando um site não é seguro? Antes de sair preenchendo cadastros com seus dados e senhas, você precisa fazer essa identificação. Normalmente, páginas confiáveis trazem o símbolo de um cadeado na barra de endereços, logo à frente do link.

A menos que você tenha certeza que pode confiar na página, evite colocar suas informações em sites sem o cadeado ou pode ser vítima de fraudes e hackers!

2. Vírus por e-mail

O principal objetivo dos vírus é acessar e roubar informações dos aparelhos infectados. As formas mais comuns de pegar um no computador são através de e-mails falsos, downloads e pop-ups suspeitos.

Para evitar ataques, nunca clique em links de e-mails duvidosos. Você pode identificar a ameaça a partir do remetente, que costuma vir de um endereço desconhecido.  Esse tipo de e-mail pode te prejudicar não só pelos vírus, mas também por roubo de dados a partir de estratégias mais fáceis de serem identificadas.

3. Golpes

Alguns e-mails não mandam links, mas pedem os dados do usuário diretamente, afirmando resgate de prêmios ou solicitando ajuda, por exemplo. Se você desconhece o remetente, pode ter certeza de que se trata de um golpe.

Há também páginas criadas especificamente no intuito de aplicar golpes, como jogos de azar online. Nunca passe as suas informações se não estiver 100% de confiança!

4. Compras arriscadas

As experiências de compras online trazem conforto, mas fique atento ao e-commerce, pois eles também são alvos de fraude. Sempre há plataformas falsas que coletam os dados dos clientes para fraudá-los e receber dinheiro sem de fato entregar as encomendas.

Para evitar frustrações, evite realizar transações em sites sem o selo de segurança e sempre pesquise a idoneidade da empresa em questão. Se o e-commerce for uma fraude, haverá clientes lesados fazendo alertas em páginas como o Reclame Aqui.

5. Senhas fortes e seguras

Na hora de determinar as suas senhas, crie-as com cautela, sempre garantindo que sejam difíceis de serem descobertas. Seguindo essa premissa, informações pessoais nunca devem fazer parte delas, como data de nascimento, nome do animal de estimação e cor preferida.

6. Criança esperta e protegida

O acesso à internet pelas crianças deve ser restrito. Os pais precisam acompanhar tudo o que os pequenos fazem, evitando que eles tenham contato com pessoas suspeitas. Além disso, incentive-as a sempre relatar atividades suspeitas e abordagem de estranhos.

As crianças devem ser instruídas também a nunca divulgar informações pessoais, seja para estranhos ou nas redes sociais. Por isso, é importante que os perfis delas sejam restritos a familiares e conhecidos apenas, já que as fotos podem eventualmente alguns dados como o colégio onde estudam.

Essas são algumas dicas para manter suas informações seguras na internet. Aproveitando o Dia da Internet Segura, você também tem dicas para compartilhar? Escreva nos comentários ou compartilhe nas nossas redes sociais!

InstagramFacebook

 

 

 

Comments 2

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Dia da Internet Segura: Confira dicas para se proteger de hackers e intrusos

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend