5 dicas para construir uma estratégia de e-mail marketing


Tem muita gente falando por aí que ele morreu. Outros até dizem que só usam porque são obrigados. Mas além das 5 razões abaixo, temos dados para te convencer do potencial que adotar uma estratégia de e-mail marketing possui.

São 3,7 bilhões de usuários neste canal em todo o planeta. Destes, 99% verificam sua caixa de entrada todos os dias. Ou seja, 3 bilhões e 600 milhões de pessoas abrindo o seu e-mail diariamente. Isso é 1,7 vezes a quantidade de perfis cadastrados no Facebook, só para comparar.

O e-mail está vivo, só precisa ser aproveitado com inteligência. Por isso elencamos essas cinco dicas para você preparar a sua estratégia de e-mail marketing. Confira!

Seguir a mesma direção dos outros canais

Sua empresa com certeza possui um plano de marketing global. E quando você apenas cria e envia e-mails sem uma estratégia por trás, acaba muitas vezes contrariando o planejamento definido. Sua estratégia de e-mail marketing precisa estar alinhada com seus objetivos e metas.

E é com base no planejado no geral que você vai desdobrar o que fazer no e-mail. Para quem mandar, quantas vezes mandar, o que vai dizer, como dizer. Pesquisas de mercado, benchmarking com concorrentes, resultados de suas campanhas em outros canais, tudo serve como informação para que seus e-mails sigam no mesmo rumo dos outros canais de marketing.


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Tática não é estratégia

Precisamos diferenciar bem o que é tática do que é estratégia. A primeira é como você vai atender a segunda. Portanto, antes de pensar na tática, lembre-se de focar em uma estratégia bem feita. Até porque se não tiver um plano, não tem como executá-lo com excelência.

Identifique seus objetivos, os gerais do plano de marketing e os que devem ser atingidos pelo e-mail. Depois é hora de olhar para a concorrência e as práticas comuns do mercado, tirar boas ideias. O último e mais importante passo é olhar para o cliente.

Pronto, sua estratégia está definida e agora você consegue pensar em qual tática utilizar para atender suas metas.

Estratégia de e-mail marketing facilita uso dos dados

Quem trabalha com marketing digital já se acostumou com a quantidade de dados disponíveis. Comportamento em redes sociais, dentro do seu site e, claro, reação às campanhas de e-mail. Porém de nada adianta terabytes de informação se não há um claro objetivo do que fazer com eles.

A estratégia vai ajudar você a filtrar o que interessa e o que não interessa na montanha de dados que possui. Com ela também virão os insights para direcionar sua próxima campanha com conteúdo especial, que vai fazer seu leitor pensar que foi enviado apenas para ele.


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Não é possível segmentar tanto uma mensagem quanto no e-mail

Uma das principais vantagens do e-mail marketing é permitir que você fale com o lead somente o que interessa a ele. É um canal onde ele vai receber apenas o conteúdo que atende ao seu perfil. E lembra lá no início quando dissemos que 3,6 bilhões de pessoas verificam diariamente sua caixa de entrada? Aqui está o que vai diferenciar o seu conteúdo entre as 281 bilhões de mensagens encaminhadas todos os dias.

70% das empresas não segmentam o conteúdo dos seus e-mails. E falamos de coisas simples, como incluir o primeiro nome do destinatário no título. Mas isso é só o começo. A partir do comportamento do usuário com as suas mensagens, você consegue determinar qual o tipo de assunto que ele mais clica, os horários que abre os e-mails, se prefere um botão ou apenas o texto com link, as possibilidades são muitas.

Mensure o que interessa

Quando você tem uma estratégia de e-mail marketing bem definida, você consegue olhar melhor para os resultados. Até porque taxa de abertura e cliques não deve ser o centro da sua análise. Se o envio buscava downloads de um material, quantos houve a partir disso? Se o objetivo era apresentar um novo produtos, quantos acessos a página dele recebeu vindos do e-mail?

Esses são dois exemplos de KPIs que você consegue desenhar com mais facilidade quando tem uma estratégia de e-mail marketing pronta. Com tudo amarrado você vai produzir o conteúdo que é 1 em 281 bilhões, é só planejar.

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