Ecossistemas digitais: o business da tecnologia


Quando se fala em ecossistema, muitas vezes, a primeira associação que vem à cabeça é algo relacionado ao meio ambiente.  Mas a palavra é bastante abrangente e está sendo muito utilizada para o business da tecnologia digital.

As empresas mais visionárias e bem posicionadas estão criando seus ecossistemas digitais, com verdadeiras estruturas de tecnologia, e é claro, de negócios.

Esse novo modelo é responsável por abranger, em larga escala, estratégias de negócios que integram novas plataformas em diferentes organizações, onde os dados podem ser consumidos não apenas por si próprio mas também por empresas parceiras que atuam em serviços que dependam desses dados. Neste sentido, os serviços são codependentes sendo prestados virtualmente e em tempo real.

Muitas empresas estão já estão se integrando nesse cenário, algumas são bem conhecidos.  Os principais serviços e empresas são:

  • Marketplace: Amazon, Extra, Americanas e outros: os lojistas anunciam seus produtos e aproveitam o trafégo dos portais para adquirir novos cliente e maior faturamento.
  • Criação de plugins: WordPress, Google Chrome, Salesforce, Photoshop e AutoCAD, vializam novas funcionalidades para base de seus usuários desses programas.
  • Integraçao para os próprios serviços: Uber, Netflix e Dropbox, integram novos serviços para melhor experiência do usuário, aproveitando fucionalidades criadas por outros times.

Ecossistema de Parceiros, é uma outra estrutura de muita oportunidade, que surge para oferecer serviços somente por meio de  APIs (padrões de programação que permite a construção de aplicativos) e que cobram pela quantidade de chamadas à API ou por licença.  Nessa modalidade, além de integrar serviços, têm as seguintes vantagens:

  • Oferece mais valor para os clientes;
  • Expande o negócio e a rede de parceiros e usuários;
  • Garante flexibilidade e sustentabilidade dos negócios;
  • Preserva o foco nos produtos e serviços no melhor produto;
  • Atrai e proporciona a retenção de novos clientes.

Também existem os criadores de conteúdo que fazem parte desse cenário. Por meio deles é possível ajudar a popularizar e fidelizar usuários à uma plataforma.

Incluir o ecossistema digital como ferramenta de negócio, é uma abordagem que afeta positivamente uma empresa e muda os paradigmas de realizar negócios, inovar, atrair clientes e entregar valor. Além de integrar à estratégia corporativa global, que possibilita rentabilidade ao optar por um sistema integrado, ou não, com outras empresa.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ecossistemas digitais: o business da tecnologia

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend