Eleição e blockchain: a segurança nas urnas eletrônicas


Divulgação/Nelson Jr./ ASICS/TSE

As eleições estão chegando, e com ela uma maré de dúvidas quanto aos candidatos, o futuro político do país e, principalmente, uma dúvida que há anos paira na cabeça de muitos brasileiros: a urna eletrônica é segura?

As polêmicas por traz do funcionamento das urnas eletrônicas no Brasil reacendem a cada eleição, isso porque 91,84% dos brasileiros temem a violação no sistema e alteração de dados,  segundo uma pesquisa da Avast, empresa de segurança digital.

Por que essa insegurança? Explicaremos, mas antes vamos contextualizar um pouco.

O voto eletrônico começou a ser inserido nas eleições de 1996. Naquele ano, apenas parte da eleição foi realizada eletronicamente, devido a falta de tempo em fabricar urnas suficientes e as mesmas serem passadas por testes. Somente nas eleições  do ano 2000, todo terrítório nacional estava utilizando sistema eletrônica de voto.   Vale ressaltar, que o Brasil é o único país do mundo que possui um sistema de eleições 100% eletrônico e foi modelo para países desenvolvido implantar a tecnologia.

Um dos principais pontos positivos da urna eletrônica é a rápida contagem de votos, que em questão de horas é possível saber o candidato que está liderando, assim como o vencedor. Porém, um dos pontos negativos, é exatamente a insegurança que o sistema representa à população.

Quem controla? Para qual banco de dados essas informações vão? O sigilo e integridade são realmente assegurados?

A cada ano, as urnas são submetidas a testes públicos e hackers de confiabilidade para buscar brechas e assim serem corrigidas. Um ponto importante que vale destacar, é que as urnas não são conectadas à internet, os dados são transmitidos por uma rede de segurança do TSE, dessa forma fica difícil a manipulação de dados, vazamento ou informação para uso de marketing político para influenciar o eleitor em redes sociais, por exemplo.

Blockchain

Em tempos de inovações, devemos nos apropriar de tecnologias que possam melhorar questões de interesse social, e a segurança no voto é uma delas. Assegurar resultados de eleições transparentes e seguras que representem a vontade do povo é uma verdadeira democracia.

O blockchain é uma das tecnologias com mais potencial para garantir as propriedades necessárias para a votação eletrônica. No entanto, um país com dimensão territorial como a do Brasil, é necessário mais estudos e adaptações para colocar o plano em prática. Mas não é impossível.

A tecnologia serveria como autenticação e a verificação em tempo real. Os votos seriam registrados como blocos em um arquivo de blockchain privado. Qualquer modificação no sistema deixaria rastros, o que deixa baixa a probabilidade de fraude.

Apesar de parecer distante essa realidade no cenário eleitoral brasileiro, vale lembrar que o blockchain já é utilizado em vários casos práticos atualmente, principalmente em transações que precisam de segurança, como as criptomoedas.

Uma estrutura que evita falsificação e adulteração de dados, aliada a uma contabilização aberta e transparente que não depende de uma autoridade central, seria a saída para algo que envolve o futuro de muitas pessoas e um poder constitucional.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleição e blockchain: a segurança nas urnas eletrônicas

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend