Existem as empresas digitais e as que morrem. Qual é a sua?


 

Além das empresas da imagem acima sabe o que vai matar a Vivo, a TIM, a Net, a Sky ou até mesmo os Correios? Se sua resposta for a tecnologia você está apenas meio certo. Olhe bem para as empresas, você realmente acha que é a tecnologia vai mata-las? Você acha que a Vivo por exemplo não possui a melhor tecnologia em telecomunicações, por exemplo? O que vai acabar com essas empresas é que elas não são empresas digitais.

O que não funciona nessas empresas na verdade é o modelo tradicional que elas adotam o que faz com que a empresa fique muito mais burocrática e lenta. Um exemplo disso é do ponto em que a estratégia é pensada e desenvolvida até o ponto em que ela é aplicada demora uma média de 12 à 24 meses. E nos dias de hoje 24 meses é muito tempo.

Por conta dessa “burrocracia” as empresas demoram para se adaptar à velocidade do mundo moderno e isso faz com que ela não consiga entregar o valor que o cliente espera. As empresas precisam entender que a velocidade de como as coisas mudam é a maior mudança do mundo moderno e ter processos lentos é quase um atestado de morte.

Diferentemente do modelo engessado das empresas tradicionais, surgem as startups que são empresas digitais que prometem muito mais dinamismo no modelo de negócios deixando os processos muito mais rápidos e adaptáveis para melhor produzir soluções para o cliente.

O Modelo de negócio das Empresas digitais

Como eu disse na seção anterior os processos das empresas digitais são muito mais rápidos, isso acontece por uma série de fatores. Primeiro pelo fato dessas empresas já nascerem digitais e por isso conseguem entender a velocidade como as coisas mudam. E a segunda coisa é sobre algo que as grandes marcas hoje chamam de obsessão pelo cliente.

O cliente está cada vez mais conectado e inteligente, além de muito mais crítico. Obsessão pelo cliente significa você estudar todos os dias novas formas para resolver os problemas e gerar valor para esse cliente. E isso só é possível graças a um modelo de negócios rápido que consegue se adaptar todos os dias e se voltar para construir experiências positivas.

A ideia de cliente no centro de tudo é tão forte nas empresas digitais que na maioria das vezes o próprio cliente faz parte do processo de criação do produto ou serviço ofertado. E quando você usa as técnicas em conjunto, tanto processos mais rápidos quanto trazer o cliente para a criação, você consegue ser muito mais assertivo nas necessidades e com uma velocidade algo que as empresas com processos tradicionais não conseguem.

Perceba que praticamente todos os dias seu aplicativo do Facebook é atualizado. Isso acontece porque a empresa do Vale do Silício usa a inteligência artificial para entender padrões de como o usuário navega pela rede e assim pensar num design novo para melhorar a experiência do usuário a cada dia.

A notícia boa é que mesmo empresas tradicionais podem se adaptar e começar a mudar seu mindset e assim se transformarem em empresas digitais.

Transformando sua empresa em digital

As empresas podem tomar vários caminhos para se tornarem digitais, num outro artigo escrevi sobre Como usar a tecnologia a seu favor no ambiente de trabalho você consegue entender como otimizar treinamentos e assim produzir mais e melhor. Vale muito a pena dar uma olhada nesse artigo pois a maioria das aplicações são grátis ou de baixo preço.

Acho que ficou muito claro que as empresas antigas devem desburocratizar os processos. Acredito eu que esse seja o primeiro passo para você de fato se tornar uma empresa digital. Fazer isso não é difícil, olhe para cada processo, um por um e veja como você pode otimizá-lo, faça reuniões com seu time e crie e avalie novos processos sempre que pode, nada burocratizado, simples, dê poder ao colaborador.

Lean StartUp é uma estratégia que vale a pena dar uma olhada. Ver e entender como as empresas digitais vem trabalhando seus processos e tentar adaptá-los para a sua própria empresa. Algumas empresas contratam consultorias ou vão terceirizando alguns serviços para ajudar nessa transformação digital.

E por ultimo e não menos importante, foco no cliente. Toda e qualquer passo da empresa tem que ter o cliente e como melhorar sua experiência na mente, em cada movimento que for fazer. E é claro tente ao máximo se adaptar a velocidade com que as coisas mudam hoje em dia.

Empresas digitais não são apenas aquelas que trabalham com tecnologia, mas sim aquelas que otimizam seus processos para se manterem alinhadas ao mundo moderno, o mundo digital.

 

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Leon C. Megginson

 

Comments 2

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem as empresas digitais e as que morrem. Qual é a sua?

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend