Engajamento no Facebook: porque você deve se preocupar menos com os likes


Engajamento no Facebook não pode ser a métrica que define o sucesso do seu conteúdo

Engajamento no Facebook é a pior forma de mensurar o sucesso de seu conteúdo na rede social. Para alguns pode soar estranho e para outros óbvio, mas vou explicar porque você deve parar agora de usar a quantidade de likes e compartilhamentos do seu conteúdo como base de sucesso.

É claro que esses números importam. Mas se essa é a única métrica usada para avaliar seu trabalho de conteúdo, sinto muito, você está fazendo errado.

Quem trabalha nesta área pode estar agora discordando. “Compartilhamento traz novos leads, curtidas mostram conexão com a marca” vão dizer. Sim, isso é verdade, mas como dito anteriormente, existem outras formas de enxergar sucesso em redes sociais.

Likes não podem ser depositados no banco

Isso você já deve saber. Não é possível transformar cada reação da sua audiência em um valor e depositar na sua conta (pelo menos por enquanto). Olhe para os seus clientes, eles aparecem eu seus relatórios de engajamento no Facebook?

Nos últimos anos os clientes pararam de curitr e compartilhar suas publicações, eles ficam à espreita, olham o que você posta, mas não interagem diretamente. Likes, shares e coraçõezinhos funcionam como dopamina. Te traz felicidade e confiança para seguir fazendo o mesmo. O contrário também é real, se o engajamento é baixo, você fica triste e deixa de acreditar naquele tipo de conteúdo.

Sempre foi assim que mensuramos o resultado, mas você precisa aprender um fato novo. Quanto mais sofisticada é sua audiência, menos engajamento você vai ter com o seu conteúdo.

Pessoas estão ocupadas demais para engajar com seu conteúdo

Se o seu público for pessoas inseguras, vulneráveis, simples, talvez essa regra não se aplique. Essas pessoas costumam engajar com todo o tipo de conteúdo para se sentirem mais produtivas, mesmo que não estejam sendo recompensadas por isso.

Mas se sua audiência tem pessoas com mais conhecimento, auto-estima e confiança, não leve o engajamento tanto em consideração. São pessoas ocupadas demais para comentar qualquer post seu em busca da sua atenção ou de seus amigos. E não importa o canal, mesmo em e-mails ou nos banners, o engajamento vai cair.

Quanto mais ocupado for o seu público, menos ele vai interagir. Mas não quer dizer que ele não consome o seu conteúdo, portanto siga investindo em qualidade. Só meça o sucesso por outra régua.

Foque em receita, não em engajamento no Facebook

A única métrica em que não há como discordar é receita. Se as suas receitas sobem, seu conteúdo funcionou, se elas se mantêm ou diminuem, algo está errado. Mensure sempre como o seu cliente chegou ao seu produto ou serviço e cruze seus esforços com a quantidade de negócios que são gerados.

Deixe de lado a dopamina dos likes e shares e olhe para algo que realmente importa para a sua empresa. Quantos contatos recebe no Messenger e respostas de e-mails com desejos de compra são alguns exemplos de engajamento que importa.

Meça a relevância do seu conteúdo a partir de novas réguas e sinta-se livre para criar o seu melhor daqui para frente. Lembre-se sempre: o sucesso está atrelado a criar o conteúdo certo, na hora certa e direcionar para o público certo. Com isso você atinge o topo do funil e pode trabalhar para leva-los até o fim da jornada de compra.

texto baseado no link https://www.entrepreneur.com/article/308393

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