Decreto institui estratégia brasileira para a transformação digital


Depois de muitos meses de estudos e trabalhos que envolveram 10 ministérios, a estratégia brasileira para a transformação digital foi assinada pelo presidente Michel Temer no último dia 21. O decreto institui a E-Digital, como foi batizada a estratégia, e cria o Comitê Interministerial para a Transformação Digital.

A estratégia brasileira para a transformação digital é resultado do trabalho desenvolvido por um Grupo de Trabalho Interministerial. A coordenação foi do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o setor produtivo, comunidade científica e acadêmica e sociedade civil. O documento foi submetido à consulta pública em setembro de 2017 e recebeu mais de 2 mil acessos.

Foram definidas 100 ações para impulsionar a digitalização de processos produtivos e da sociedade nos próximos 4 anos. As áreas da economia que devem ser mais atingidas são agricultura, comércio, educação, finanças, indústria e serviços.


Já pensou em assinar um aplicativo de transporte? O CEO da Lyft diz que esse é o futuro.


Estratégia está dividida em nove eixos

Para atingir o resultado esperado, nove eixos temáticos principais vão direcionar as ações. Infraestrutura de redes e acesso à internet; pesquisa, desenvolvimento e inovação; confiança no ambiente digital; educação e capacitação profissional; e dimensão internacional estão entre os eixos habilitadores. Completam a lista economia baseada em dados; integração de dispositivos conectados; novos modelos de negócios; e transformação digital da cidadania e do governo.

Apesar do esforço recente em oficializar a estratégia, esta era uma demanda antiga. Em 2003 o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social sugeriu a criação da E-Digital. O pedido, porém, começou a ser atendido somente a partir de 2017, quando teve início os trabalhos interministeriais.

Houve ainda uma consulta pública, com mais de 2 mil participantes, para enriquecer a estratégia brasileira para a transformação digital. É importante destacar ainda outros trabalhos do MCTIC que podem facilitar a digitalização do país.

Em 2017 entrou em órbita o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), fundamental para levar acesso à internet em todo o país. Além disso, está em desenvolvimento o  Plano Nacional de Internet das Coisas, que vai focar nas áreas de cidades, saúde, agronegócio e indústria.

Confira a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital na íntegra clicando aqui!

Veja o primeiro mapa das startups lideradas por mulheres!


Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Decreto institui estratégia brasileira para a transformação digital

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend