Expectativas do comércio eletrônico na Black Friday e os desafios nas vendas


O comércio eletrônico na Black Friday deve ficar atento aos prazos e descontos

Com o forte impacto da internet para as vendas e o atual cenário econômico no Brasil, as expectativas do comércio eletrônico na Black Friday estão bastante otimistas para este ano. Trazida dos Estados Unidos, a data já virou uma das mais esperadas do ano, tanto pelos varejistas como pelos consumidores.

A semana deve impulsionar o varejo, trazendo um gás nas vendas de 2018. A estimativa é um crescimento de 15% das vendas digitais em relação ao período do ano anterior, de acordo com pesquisa prévia da Ebit. Os números esperados trazem a influência da melhora da economia, que voltou a permitir ao brasileiro um melhor poder aquisitivo.

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que o crescimento econômico este ano seja em torno de 4,5%. Como teor comparativo, 2015 teve uma queda brusca de 6,2% no consumo, seguindo a taxa de 4,3% em 2016. Só em 2017 que o mercado conseguiu respirar melhor, encontrando uma melhora de 2,2%.

Mesmo com as dificuldades do mercado, as tendências de consumo nos últimos anos apresentam dois fatores para o mercado ficar atento. Em primeiro lugar, a compra pela internet é cada vez mais preferência dos consumidores, pela facilidade de pesquisar preços e ofertas.

O segundo ponto é que as pessoas estão deixando as compras justamente para a época da Black Friday, quando podem fazer aquela compra esperta com os melhores descontos. O mercado entra em modo standby nas semanas que antecedem o evento, quando as compram diminuem, mas vê uma compensação na data.

Os desafios para o comércio eletrônico na Black Friday

Embora as expectativas do comércio eletrônico na Black Friday estejam positivas, o evento sempre traz alguns desafios. O principal deles diz respeito à expressiva demanda dos produtos; as empresas precisam ficar atentas aos estoques para evitar problemas de entrega por falta de produto.

Muitas lojas estenderam os descontos para promover a Black Week, onde o consumidor tem mais tempo para realizar suas compras. Outras disponibilizam desconto o mês inteiro, mas, independente da duração do evento, os e-commerces são quem precisa controlar mais a entrada e saída de produtos. O desconto é só uma parte da experiência; o serviço precisa ser bem executado para evitar reclamações.

Karim Hardane, cofundador e head de operações da plataforma digital Mandaê, detalhou esse desafio diante de pesquisa realizada em parceria com o e-Commerce Brasil. “Vemos na Black Friday uma grande chance para alavancar as vendas dos e-commerces. Porém, é necessário um planejamento para que a ação seja bem executada. Imprevistos podem acontecer, mas temos que trabalhar de forma preventiva. É importante que você consiga criar uma boa campanha de marketing, tenha preços e produtos realmente atrativos e, principalmente, que consiga entregar as encomendas efetuadas dentro do prazo e com a melhor qualidade possível”.

O comércio eletrônico na Black Friday também precisa trabalhar bem o cálculo dos descontos. Como o consumidor online tem o hábito de fazer pesquisas antes da compra, é importante que o valor dos produtos esteja competitivo diante da concorrência, mas as empresas também precisam estipular até que margem o desconto é válido para não sair no prejuízo.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Expectativas do comércio eletrônico na Black Friday e os desafios nas vendas

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend