Feminismo e streaming são pautas no SXSW 2019, que reúne novidades sobre inovação e tecnologia em Austin/TX


SXSW 2019 debate temas de destaque

Um dos eventos de maior destaque no mundo da tecnologia, o SXSW termina no próximo domingo (17 de março). O festival reúne vários setores criativos, como música, cinema e muita comunicação, com o objetivo de promover encontros e exibições de conteúdos.

A conferência começou no dia 8 de março e já apresentou muitas novidades sobre inovação, cultura, tecnologia e muito mais. Quer saber o que já rolou no SXSW 2019? Confira a seguir alguns temas que ganharam destaque até o momento!

Feminismo e assédio na indústria

O feminismo é um movimento que se torna cada vez mais presente em debates, eventos e na sociedade em geral. A defesa pelos direitos da mulher e igualdade de gênero teve destaque na SWSX 2019 pela voz de figuras importantes e conhecidas do grande público, tendo reforço pelas recentes denúncias de assédio na indústria.

O movimento #metoo ganhou destaque no encontro na figura de Susan Fowler, engenheira do Uber. Ela encorajou as mulher a denunciarem situações de assédio ao contar sua história, quando a aconselharam a ficar quieta para que não se prejudicasse no Vale do Silício. Susan ressaltou que, mesmo não sendo uma ativista, falar sobre o assunto é muito importante para mudar esse contexto.

Shirley Manson, vocalista e única mulher da banda Garbage, também compartilhou experiências em prol do #metoo, desabafando sobre sua história no mundo da música. Ela contou que, como vocalista, deveria ter mais destaque na banda e não foi o que aconteceu no começo. Isso porque o baterista Butch Vig já era conhecido pelo público por ter participado da produção da múscia Nevermind do Nirvana. Além disso, Shirley sentia que o sexismo fazia com que ela não fosse levada a sério. “Eu tive que mostrar meu valor. Vi várias situações em que as mulheres se submetiam aos homens e sofri com a pressão da indústria fonográfica”, ela afirmou.

Novidade no streaming

O streaming é outro assunto que se destaca cada vez mais no mundo do entretenimento, já que o conteúdo tem migrado bastante para as plataformas de distribuição digital. Na SXSW 2019, o futuro do formato foi discutido com o advento do Quibi, voltado para os micromomentos.

Trata-se de um projeto de Meg Whitman e Jeffrey, que investiram US$ 1 bilhão em séries de até 8 minutos por episódio. O Quibi tem a pretensão de otimizar o tempo dos usuários para aqueles momentos ociosos no deslocamento para o trabalho e demais intervalos rápidos do dia, com foco nos smartphones.

50 anos da viagem à lua

Em 2019, comemoramos os 50 anos do lançamento da espaçonave Apollo 11 com destino à lua. A comemoração deu direito a uma sessão especial na conferência, com a presença do astronauta Charlie Duke e do ex-diretor de voo da Apollo 11, Gerry Griffin.

O encontro promoveu debates sobre o futuro das viagens ao espaço, contando também com a diretora adjunta da NASA, Vanessa Wyche. Houve ainda a exibição especial de filmes que abordam o tema, bem como o próprio Apollo 11, aclamado por críticos.

Redes sociais em pauta

O cenário atual das redes sociais não foi esquecido. Na semana em as plataformas da empresa de Zuckerberg – Facebook, Instagram e Whatsapp – passaram por um pane generalizado em todo o mundo, a SXSW 2019 trouxe especialistas que discorreram sobre os expoentes das mídias digitais e os erros de gestão.

Roger McNamee, ex-mentor de Zuckerberg, participou de uma sessão sobre o uso de dados de usuários sem permissão. Ele criticou a atuação do Facebook, que se envolveu em diversas polêmicas pela liberação de informações sigilosas e afirmou que a empresa poderá lucrar mais se melhorar e alterar o modelo de gestão.

Os criadores do Instagram – Kevin Systrom o brasileiro Mike Krieger – também criticaram os rumos atuais da rede social. A plataforma foi comprada pelo Facebook em 2012 e, desde então, recebeu inúmeras atualizações. Para Mike Krieger, “você não conhece a alma do seu negócio até fazer mudanças e ver o que as pessoas gostam”, Mike Krieger.

Quer saber mais sobre o SXSW e outros eventos de inovação, cultura e tecnologia? Acompanhe a Techolics nas redes sociais e fique atento às nossas publicações!

Instagram • Facebook

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feminismo e streaming são pautas no SXSW 2019, que reúne novidades sobre inovação e tecnologia em Austin/TX

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend