6 Funcionalidades de Facebook Ads mais recentes


Com novas atualizações da plataforma sendo lançadas e atualizadas constantemente, uma pergunta comum para quem anuncia on-line é: “Qual será a melhor forma de aumentar a performance dos meus anúncios no Facebook agora?”. A verdade pode ser irritante: como as funcionalidades de Facebook Ads estão sempre mudando, você precisa estar sempre se atualizando sobre as novas “regras” de otimização de campanha.

No entanto, “aumentar a performance” pode ter significado diferente para públicos distintos. Para os anunciantes de e-commerce, significa estabelecer estratégias que conduzam a aumentar as conversões, cliques, compromissos e, em última análise, à venda efetiva. Além disso, o Facebook possui dezenas de tipos de anúncios e combinações de público-alvo, de forma que não existe uma fórmula mágica para os anunciantes.

A execução de campanhas eficazes e que alcancem o objetivo almejado continuará a ser desafiadora e competitiva para os anunciantes do Facebook e Instagram. Tanto em relação ao custo dos anúncios quanto na gestão destes, e fica muito claro que os profissionais de marketing devem se atualizar e inovar em uma escala rápida.

É importante lembrar que o Facebook realmente quer que seus anunciantes obtenham sucesso, até porque a receita recorrente da empresa depende de publicidade. Como resultado, tenta constantemente (nem sempre com sucesso) oferecer recursos que possam aumentar o retorno das campanhas.

Então vamos mergulhar nas 6 funcionalidades de Facebook Ads lançadas recentemente!

1. Envolvimento no Facebook

Aqui, os anunciantes podem segmentar os usuários que tiveram interações anteriores em um anúncio, uma página ou um post criado no Facebook em um determinado período de tempo. Essa opção de segmentação inclui quem interagiu de alguma forma com sua página, quem abriu mas não preencheu um formulário de geração de leads, quem abriu uma tela e quem assistiu a vídeos que você lançou.

A partir dessas Audiências Personalizadas de Engajamento, você também pode criar e lançar anúncios com públicos-alvo semelhantes. Por exemplo, alguns dos públicos-alvo mais bem-sucedidos de campanhas nos últimos três meses têm sido um público parecido com as pessoas que se envolveram com minha página do Facebook ou me enviaram uma mensagem nos últimos 365 dias. (Não teria adivinhado anteriormente que estes seriam os melhores públicos, justamente porque são dinâmicos e estão em constante atualização).

2. Audiência baseada no tempo gasto em seu site

Aqui você cria uma audiência de pessoas que chegaram ao seu site e gastaram mais tempo em um determinado período. Este recurso inclui a capacidade de reunir os top visitantes do seu site segmentando pelos 5, 10 e 25% mais engajados. Essa ferramenta é poderosa porque utiliza o poder do pixel do Facebook. Com isso faz o tracking para saber quem gasta mais tempo em seu site.

A coisa mais importante a lembrar neste recurso é que agora ele funciona de forma diferente. Antes, o Facebook não diferenciava os usuários mesmo se eles possuíssem comportamentos diferentes. Níveis de interesse, histórico de compras, etc. não eram levados em conta. Agora, com a mudança no recurso, eles podem ser segmentados, inclusive por grupos.

3. Web Traffic: personalizado

A definição deste público-alvo se localiza dentro dos anúncios, na área de criação e gestão de anúncios. É um recurso fantástico porque permite que os anunciantes criem um público-alvo com base em ações realizadas com uma URL ou evento vinculado ao pixel do Facebook. É possível ainda obter o número de vezes que as pessoas visitaram essa URL ou ativaram esse evento em um determinado período de tempo.

Digamos que você deseja segmentar pessoas que visitaram uma página do seu site três vezes nos últimos 60 dias. Você também quer combinar essa audiência com pessoas que visitaram sua página “entre em contato” pelo menos uma vez nos últimos 60 dias. Combinar esses dois públicos-alvo permite que você crie uma ferramenta de segmentação mais abrangente e mais poderosa.

Observação: um dos meus usos pessoais favoritos do Custom Combination é no segmento de comércio eletrônico. Isso porque é possível obter uma resposta direta se um usuário adicionou certos itens a um carrinho ou iniciou um checkout pelo menos duas vezes nos últimos 30 dias. Ou seja, estes usuários pertencem à etapa mais valiosa do funil de vendas: a conversão, justamente porque eles já iniciaram o checkout sem concluí-lo.

4. Alcance objetivos de fundo de funil

Nem todos os anúncios do Facebook que possuem os mesmos objetivos são criados iguais. A maioria dos anunciantes usa uma combinação de Conversão, Tráfego ou visualizações de vídeo como o objetivo principal de seus anúncios. No entanto, o Facebook compartilhou privadamente com seus principais anunciantes que 60 a 70% dos usuários “não se encontram dentro de um objetivo baseado em ações”. Isso significa que segmentar para: conversões, tráfego ou visualizações de vídeos pode não ser a maneira ideal para gastar seus recursos. Apesar disto, os anunciantes ainda podem definir com sucesso o seu público-alvo através de outros targets/objetivos, que são otimizados para mostrar o anúncio para o maior número de pessoas.

Esse ponto é extremamente válido, pois há tanta concorrência para os outros objetivos que muitas vezes faz mais sentido e traz mais resultados do que insistir no comum.

5. Messenger Ads

Agora você pode enviar anúncios para usuários que enviaram mensagens para a sua página dentro de um período de tempo.O anúncio vai para pessoas que enviaram uma mensagem nos últimos 30, 90 ou mesmo 365 dias. Este novo bloco de anúncios, sem dúvida, vai se expandir e a competição de News Feed aumentará cada dia mais.

Para anúncios, talvez ainda seja um pouco agressivo, dependendo do perfil dos seus fãs. Vale a pena avaliar cada caso. No entanto, pode ser uma excelente ferramenta para manter e desenvolver relacionamento com seus clientes.

Recentemente, lançamos o Messenger Ads para um cliente, cujo objetivo era acompanhar e agradecer aos clientes que enviaram uma mensagem nos últimos 60 dias. Muitas delas eram principalmente reclamações sobre um erro ou atraso no envio. Com o objetivo de relacionar, fornecemos um código de desconto no anúncio, que foi utilizado por quase 70% de todos os destinatários.

Nesse teste, o custo por aquisição (CPA) foi de até 60 a 80% menor do que o de um anúncio de feed de notícias tradicional. No entanto, os anúncios do Facebook Messenger não são dimensionados tanto quanto os demais grupos de anúncios, devido a serem limitados àqueles que já enviaram mensagens para você. Porém, eles são uma ótima característica para testar e adicionar ao seu mix de marketing do Facebook.

6. Collections – Extensão dos Anúncios Dinâmicos

Collections são anúncios que apresentam diferentes itens em seu catálogo de produtos do e-commerce. Eles sinalizam o esforço contínuo do Facebook para manter os usuários envolvidos. É mais uma tentativa de tentar que os usuários realizem compras diretamente em sua plataforma sem precisar sair do Facebook.

O tempo médio diário que um usuário gasta na plataforma é um dos números que tem aumentado nos últimos anos. Este up-tick é devido a mais anúncios, artigos instantâneos e outras experiências imersivas, como Canvas, entre outras. Os anúncios de “Coleções” ainda estão em versão beta e são um pouco complexos para anunciantes que ainda não configuraram um catálogo de produtos. Entretanto, dão uma visibilidade da direção que o Facebook está indo em relação às vendas on-line.

Agora que você conhece as novas funcionalidades de Facebook Ads, que tal testar? Clique aqui e comece agora!

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