Grupo Fleury usa inteligência artificial para tratamento de câncer


Oncofoco usa inteligência artificial para tratamento de câncer

Tecnologia e medicina é um casamento que só cresce em todo o planeta. São muitas as formas de uso da inovação a favor de tratamentos, exames e na prevenção. O Oncofoco, do Grupo Fleury é mais um exemplo, usando inteligência artificial para tratamento de câncer em pacientes avançados.

Esses são os pacientes em fase de metástase ou com recidiva. Normalmente essas pessoas não responderam bem ao tratamento convencional e precisam de uma alternativa. O Oncofoco auxilia os médicos a encontrar essas possibilidades.

A plataforma de biotecnologia do Grupo Fleury, a tecnologia Watson for Genomics da IBM e o corpo científico e médico formam o tripé que entrega os resultados. As grandes vantagens são que o Oncofoco auxilia na definição do plano terapêutico e fornece os resultados de forma estruturada com informações sobre alterações clinicamente relevantes, possíveis terapias específicas e ensaios clínicos disponíveis.


Universidade americana cria dashboard que auxilia na tomada de decisões na área da saúde


Biópsia é o primeiro passo

Para poder analisar a situação do paciente, a primeira ação é realizar uma biópsia. O DNA tumoral é sequenciado para apontar as peculiaridades do tumor. O Oncofoco pode analisar até 366 genes, dependendo da modalidade do exame.

O resultado do sequenciamento vai para o Watson, que analisa todos os artigos científicos relevantes sobre o caso em questão. Esse é o momento que a inteligência artificial faz a diferença. Antes uma pessoa tinha que consultar diversos documentos, comparar os casos e encontrar possíveis tratamentos.

Agora o Oncofoco analisa as alterações genéticas do tumor daquele indivíduo e devolve uma lista de possíveis drogas e tratamentos aos quais ele poderia ser submetido. A ferramenta apresenta até mesmo tratamentos que ainda estejam em fase testes e/ou sem aprovação final por agências reguladoras, como a americana FDA ou a brasileira Anvisa.


China implanta uso de inteligência artificial no atendimento a pacientes


Cientistas e médicos definem o laudo

Mesmo com toda a tecnologia embarcada, o Oncofoco conta com a participação de um corpo de cientistas e médicos de primeira linha. São eles que analisam os resultados do Watson e elaboram o laudo final, com a indicação de tratamento.

Abaixo destacamos o vídeo promocional criado pelo Grupo Fleury para apresentar o Oncofoco.

O que acha do uso de inteligência artificial para tratamento de câncer? Acredita que possa aumentar consideravelmente as chances de cura? Deixe sua opinião!

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo Fleury usa inteligência artificial para tratamento de câncer

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend