Health Tech BR discute tecnologia para a área da saúde


A IBM recebeu em sua sede em São Paulo,  no último 06 de março, o Health Tech BR. O evento contou com dois painéis sobre o mercado de tecnologia para a área de saúde. Durante pouco mais de duas horas os participantes puderam debater sobre as perspectivas e principais problemas que startups e empresas do setor enfrentam para melhorar a produtividade e qualidade do atendimento.

Abriu a discussão o painel sobre investimento na área da saúde. Composta por Rodrigo Baer (Redpoint eventures), Erik Cavalcante (Vox Capital), Guilherme Cervieri (eBricks) e Mozart Marin (Kick Ventures), com mediação de Geraldo Santos (Startupi), a mesa levantou questões importantes na captação de recursos.

O orçamento federal, de cerca de 260 bilhões de reais em 2018, foi usado como parâmetro. Baer destacou que as soluções precisam estar orientadas a alterar a forma como o dinheiro é gasto. “Vamos investir na contrução de hospitais e clínicas ou em aumento da produtividade e ferramentas de controles de gastos?”.

Mas não foi só o setor público que esteve em pauta. Cervieri lembrou que é na iniciativa privada que surgem as inovações. “O setor público se move depois do privado. Mas a área da saúde ainda é bastante conservadora, com resistência a novidades. As startups estão tentando quebrar essa dinâmica e, conforme conseguirem sucesso, vão obrigar o público a seguir o mesmo caminho”.

Investimento em Health Tech esbarra em diversos problemas

Os participantes concordaram que não é apenas o perfil do mercado que atrapalha o crescimento das health tech brasileiras. O grande número de soluções de nicho, mas pouco aplicáveis ao público em geral foi outra situação apontada.

“A burocracia do setor público cria entraves para a contratação de startups. Quem quiser entrar nessa área precisa antes de tudo conhecer como fazer para negociar com governos e entidades públicas”, completou Rodrigo Baer.

Em seguida Fernando Cembranelli (Health Innova HUB) mediou a conversa que tratou sobre como startups e grandes empresas podem crescer juntos. José Guinle (Dasa), Elton Carluci (Qualicorp), José Claudio Terra (Einstein) e Paulo Braga (Eurofarma) foram os participantes.

O aproveitamento das corporate ventures foi indicado como a principal forma de realizar essa integração. Mas, assim como no primeiro painel, o fato de health tech ainda ser algo novo no Brasil foi ressaltado. “O setor de saúde é novo ainda nesse ambiente digital. Aqui no Brasil podemos falar em cerca de 5 anos apenas, principalmente pela baixa digitalização, que é a porta de entrada para o tipo de inovação esperado”, comentou Terra.

Prefeitura lança o programa 100% Saúde

Após a seleção de 70 startups, iniciada em janeiro, a Prefeitura de São Paulo, a IBM e a São Paulo Negócios aproveitaram o evento para fazer o lançamento oficial do 100% Saúde. O programa tem o intuito de fomentar a criação de soluções do sistema de saúde da cidade, com consequente melhora no atendimento à população.

“Na cidade de São Paulo realizamos 32 milhões de consultas por ano. É como se cada cidadão passasse três vezes no médico a cada 12 meses. Esse programa chega para levar inteligência e gestão para essa que é a mais importante área de um governo”, comentou o secretário de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara.

O 100% Saúde tem como base o networking  da comunidade de empreendedores, mentoria para auxiliar no maior desafio de cada startup e ainda a conexão da IBM com a São Paulo Negócios, com especialistas de unidades de negócios. Ao final 10 empresas serão selecionadas para resolver desafios específicos do setor público. Para saber mais, acesse este link.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Health Tech BR discute tecnologia para a área da saúde

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend