Descubra o segredo das grandes empresas para garantir inovação e competitividade


As maiores empresas do Brasil estão investindo em outras empresas para poder manter uma cultura de inovação e competitividade

Toda empresa quer se manter no topo, mas para isso é preciso que haja um movimento de disrupção, que possa quebrar todos os processos burocráticos dentro das grandes empresas e agilizá-los. É necessário então que as empresas busquem a manter inovação e competitividade.

No outro artigo que escrevi falamos sobre as empresas que não se tornarem digitais vão deixar de existir (confira aqui). Isso porque as empresas que não conseguem se adaptar a inovação que os tempos modernos exigem, não conseguirão manter a competitividade e irão de fato morrer. As grandes empresas já se ligaram nisso e começaram a investir muito pesado nas startups como estratégia para uma transformação digital.

Essas empresas então criaram centros de startups como uma forma atraente de se manter perto da inovação e competitividade. Quando as empresas fazem isso, elas querem trazer novos ambientes, muito mais dinâmicos e modernos para dentro delas, para que assim possam aprender com eles.

Outro motivo para essa aproximação das grandes empresas com startups é que essas ultimas tendem a atuar nas brechas (também chamados de hacks) deixadas por essas grandes companhias e assim roubar uma importante e valiosa fatia de mercado para elas, como aconteceu com o Nubank por exemplo. Assim elas se mantém em constante melhora a atentas as possibilidades de inovação com muito mais velocidade.

Exemplos reais

O Itaú lançou o CUBO, a OI lançou junto com a IBM o OITO e o Bradesco promete lançar em breve o Habitat, as chamadas aceleradoras, que são ambientes onde se oferece a infraestrutura necessária para uma startup nascer e crescer. Além é claro de se contar com um método propenso a conexões entre as empresas para que surjam novas ideias a cada dia e assim essas grandes empresas possam se manter inovando.

Mas não são só as empresas mais antigas que buscam inovação e competitividade, o Google e o Facebook por exemplos são gigantes que nasceram como startups que oferecem o modelo de aceleradoras para se manterem sempre frescas e assim conseguir inovar a cada dia.

O Google então oferece o Google Campus e o Facebook em breve vai inaugurar em São Paulo o Estação Hack, ambas iniciativas tem por intuito a criação de novas startups e a criação de modelos de processos mais ágeis para serem levados para dentro dessas grandes empresas.

Vale ressaltar aqui que o Cubo (aceleradora do Itaú) vai quadruplicar seu investimento para o próximo ano. Isso quer dizer que o maior banco brasileiro não está brincando quando a matéria é manter um alto padrão de inovação e competitividade.

Mas não é só pela inovação e competitividade

Como dito antes, as grandes empresas criam essas aceleradoras buscando novas alternativas de negócios para aprender a agilizar e otimizar processos. Mas há um outro motivo para que se aposte em iniciativas do tipo.

O Google Campus e o Cubo já receberam mais de 110 milhões de investimento em empresas do programa. E o esperado é que esse número aumente a cada ano. Ou seja, a tendência é que criando tais centros as empresas possam também ter um retorno não apenas em inovação e competitividade mas também um retorno financeiro massivo.

Vale lembrar que as startups são saídas criativas para tempos de crise, pois começam com grandes ideias (ter uma boa ideia ainda é grátis). Em 2008 por exemplo a crise fez surgir gigantes como o Uber e o AirBNB.

O que devemos prestar atenção então é que as grandes empresas estão apostando no digital para garantir a inovação e a competitividade, até o Google e o Facebook fazem isso. Fica o alerta que eu já dei em outro post, as empresas que não são digitais vão morrer.

Comments 1

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra o segredo das grandes empresas para garantir inovação e competitividade

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend