8 iniciativas de inovação no setor público


Diariamente vemos problemas nos serviços públicos, não é mesmo? Má aplicação de recursos, baixa produtividade e serviços sem qualidade são apenas alguns exemplos. Em vez de chover no molhado e apontar os erros, trouxemos 8 iniciativas que querem mudar esse cenário, trazendo inovação no setor público.

Na lista tem dois programas brasileiros e outros seis de diversas partes do mundo. Apesar das diferenças culturais, o objetivo final é o mesmo. Levar ideias inovadoras a todos os cidadãos. Confira!

Corfo – Corporacion de Fomento de la Produccion

Criado pelo governo chileno, o Corfo reúne informações sobre o fomento à inovação no país. No site são divulgados editais e projetos de empreendedorismo, tudo com o objetivo de levar mais produção inovadora ao Chile.

Para acelerar o desenvolvimento das empresas, há ainda acesso a financiamentos, facilidades fiscais e outros incentivos, tanto para empreendedores, quanto para os investidores.


Os 007 da indústria: relembre casos famosos de espionagem industrial


CPSI – Centre for Public Service Innovation

O programa do governo sul-africano de inovação no setor público tem como missão o apoio a iniciativas inovadoras e sustentáveis que melhorem a qualidade dos serviços públicos. Ele existe desde 2001, mas foi reformulado e atualmente é guiado por cinco princípios.

As soluções devem atender as demandas existentes, encorajar parcerias entre várias esferas do governo e setor privado, aproveitar as tecnologias de informação e comunicação, ser escaláveis e encorajar a diversidade.

Futurs Publics

O programa vinculado ao governo federal francês tem como objetivo modernizar a atuação do setor público. Para isso, promove seminários, cooperação e projetos pilotos. A iniciativa teve início em 2013 e tem auxiliado bastante a França a introduzir e desenvolver a transformação digital nos serviços públicos.

MobiLab – Laboratório de Inovação em Mobilidade

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo é focada em soluções que auxiliem a mobilidade na metrópole. O projeto atualmente tem o Espaço MobiLab, coworking que promove a interação entre técnicos da administração pública, terceiro setor, startups e universidades.

Este é o primeiro coworking público do Brasil e tem capacidade atualmente para 60 pessoas. Há ainda um espaço de eventos para 80 participantes. A prioridade é a realização ou apoio a eventos de iniciativa pública ou privada que tratem de mobilidade urbana, tecnologia, inovação e políticas públicas.


Cases de fracasso: as histórias de empresas que não inovaram e pagaram caro por isso


PS21 Office

Mais uma iniciativa de um governo para melhorar os serviços e levar inovação no setor público. O PS21 quer criar o servidor público do século 21. O foco vai para melhorias na governança, no desenvolvimento de líderes e da criação de engajamento nos servidores.

O programa é centrado principalmente nos profissionais, mas incentivando a inovação neles. Em pouco mais de cinco anos de existência, a iniciativa recebeu diversos prêmios, principalmente na área de recursos humanos.

SF Mayor’s Office of Civic Innovation

A cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, é das mais inovadoras do mundo. E por isso não poderia ficar fora dessa lista. O escritório de inovação criado pela prefeitura já viabilizou diversos projetos que atendem ao governo.

Atualmente, o SF Mayor’s Office of Civic Innovation está focado em tornar as ruas seguras e limpas. O objetivo é ampliar a qualidade de vida dos moradores, criando, ao mesmo tempo, um cidade mais inclusive e conectada.

Sinapse da Inovação

Esse é um programa já com certo tempo de execução. Idealizado em 2008 pela Fundação CERTI, o Sinapse já fomenta inovação para o setor público em três estados diferentes. O início foi em Santa Catarina, que já teve seis edições. Atualmente o programa está presente no Espírito Santo e em Amazonas.

Cada edição segue um caminho padrão, com seis etapas. O ciclo completo dura quase dois anos, da análise do ecossistema até as auditorias finais, que verificam a evolução das empresas aceleradas. Para ter uma ideia do tamanho do Sinapse da Inovação, só em Santa Catarina já foram distribuídos 100 milhões de reais.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 iniciativas de inovação no setor público

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend