Internet 5G: licitação e infraestrutura desafiam implantação no Brasil


Internet 5G

Em destaque no evento CES 2019, a internet 5G trará um benefício claro para o mercado: o aumento considerável da velocidade de acesso, o que é fundamental para o avanço tecnológico. No Brasil,o debate atual se pauta na implementação da rede pelas operadoras de telefonia e a regulamentação em andamento pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Estamos trabalhando na regulamentação, que foi solicitada para março do ano que vem. A partir do momento em que uma entidade estiver com a autorização de uso da frequência, já é possível iniciar a implementação”, diz Agostinho Linhares de Souza Filho, gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel.

No entanto, a disponibilidade do serviço não é tão simples assim. A autorização depende de leilões de concessão, que começam em 2020. Mais do que isso: as empresas precisam ter uma infraestrutura adequada para receber o sinal.

“O 5g como tecnologia sem fio precisa do espectro para garantir a operação. Para que as operadoras entrem nesse mundo, elas precisam de espectro novo, que são as novas faixas licitadas pela Anatel (3,5 GHz e 26 GHz). Outra alternativa é fazer um refarming das redes atuais, ou seja, modificar a tecnologia dos equipamentos atuais para a tecnologia 5g”, explica Agostinho.

Como as operadoras se posicionam diante dos leilões

As operadoras estão em fase de instalação das antenas e infraestrutura, produzindo mais quantidade de fibra óptica e estações para a chegada da tecnologia 5G. Nesse contexto, os leilões já começam a ser agendados, mas nem todas as empresas estão prontas para a inovação.

Segundo Basílio Perez, diretor da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), há uma divergência em relação à definição da data dos leilões. “No momento, a Anatel esta prevendo o primeiro leilão para o ano que vem, mas nem todas as operadoras que querem. Quem está precisando de banda, quer que o leilão ocorra logo. Os que não quer em fazer investimento nesse momento, preferem postergar”, afirma.

Apesar desse cenário, a expectativa é que apenas grandes empresas devam participar dos leilões, como já aconteceu em outros países. Das principais operadoras, Perez afirma que somente a TIM está realmente interessada no imediatismo das concessões, enquanto as demais preferem esperar até que tenham mais recursos.

No entanto, a Abrint luta para atuar em conjunto com a Anatel na definição do formato dos leilões, na esperança de defender uma divisão da realização em regiões menores. O objetivo é tornar a concorrência mais justa e permitir que mais provedores possam participar. Caso os leilões sejam separados por regiões maiores, realmente só as grandes empresas terão capacidade de arrematar os lances.

adsense

Brasil está na rota de inovação da tecnologia 5G

O Brasil acompanha de perto os debates acerca do 5G pelo mundo e será um dos pioneiros na América Latina. Agostinho Linhares revela que as preparações para a chegada da nova rede estão próximas do que vem sendo feito nos países de ponta.

“Na Anatel e no Brasil, estamos pari passu com outros países em termos de disponibilização de espectro. Estamos muito perto dos EUA e Europa, que também estão em fase de licitação das faixas. Vamos ter diferença de meses ou até um ano entre os primeiros casos de implantação da tecnologia em relação a esses países”, diz o gerente de Espectro, Órbita e Radiodifusão da Anatel.

Ele também fez um contraponto do contexto da telecomunicação na América do Sul, onde alguns países recém recebem a estrutura de 4G. “O Brasil tem como histórico a liderança nas tecnologias 3G e 4G. Se compararmos, podemos ver que alguns vizinhos estão solicitando faixa de 2,5 GHz só agora, enquanto o Brasil sempre esteve à frente”.

Vale ressaltar, porém, que o 5G terá um alcance limitado a princípio. “O sinal estará disponível em grandes centros e locais com concentração de pessoas. Terá fornecimento elevado dentro das indústrias e empresas também, com muito foco no uso corporativo, mas não atenderá o país inteiro e locais remotos, por exemplo”, conta Basílio.

Ele complementa que o sinal deverá demorar a chegar a cidades pequenas e em bairros menores, com chances remotas para alcançar fazendas. Isso porque as antenas têm baixo alcance, precisando de várias delas para suprir uma demanda local.

5G será a rede das redes

Não é difícil perceber porque a espera pela 5G é grande. A rede permitirá ultravelocidade a partir das ondas milimétricas, levando à melhor experiência do usuário e facilidade na transmissão dos dados.

“Espera-se que o 5G tenha velocidade da ordem de 100 megabit por segundo. Você vai ter de cara um aumento significativo na experiência do usuário, além de outras vantagens, como a eficiência energética”, explica Agostinho Linhares.

Entre as outros benefícios citados pelo gerente, está também o avanço das inovações. O cenário de revolução tecnológica a partir da Internet das Coisas (IoT) pegará embalo na rede 5G, como aponta Basílio Perez. “No futuro, quando lançarem veículos autônomos e outras tecnologias, o 5G vai ser muito importante, porque vai permitir trafegar dados com rapidez. Virão muitas inovações de IoT que vão se beneficiar dessas novas bandas”.

De fato, o surgimento cada vez mais frequente de novas tecnologias conectáveis exigem um sinal de qualidade e velocidade de navegação. O avanço das smart cities, então justifica por que a tecnologia 5G está sendo chamada de “a rede das redes”.

Quer mais insights sobre tecnologia? Acompanhe a Techolics nas redes sociais:

Instagram • Facebook

 

Comments 1

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Internet 5G: licitação e infraestrutura desafiam implantação no Brasil

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend