Marketing de turismo: Estratégias que estão impactando o setor


Usando a tecnologia as empresas de turismo estão se aproximando ativamente dos viajantes internacionais e usando sua presença on-line para persuadir e motivar as pessoas a visitarem diferentes lugares. Mas, como exatamente eles estão fazendo isso? Aqui está um olhar de algumas das tendências mais interessantes no marketing de turismo on-line, e por que certos destinos estão liderando o caminho.

Marketing de Turismo com Vídeo imersivo

Em 2015, tanto o Facebook como o YouTube apresentaram vídeos em 360 ​​graus, levando muitos destinos turísticos a experimentar a nova ferramenta. Os benefícios são óbvios. Se bem feito, o vídeo de 360 ​​graus permite que os espectadores mergulhem em um destino, bem como atividades ou eventos específicos, gerando engajamento muito maior do que o vídeo comum.

Além disso uma pesquisa da Skift mostra que fazer com que as pessoas assistissem ativamente vídeos em 360 graus ​ainda é uma barreira. Descobriu-se que, embora apenas 13% dos usuários interagirem com vídeo em 360 ​​graus, 51% daqueles que disseram achá-los muito mais atraentes.  Então, como as marcas de turismo se envolveram? Aqui estão alguns dos melhores exemplos.

Philadelphia Virtual Tour

marketing de turismo filadelfia

Visit Philadelphia permite aos espectadores saltar para os pontos turísticos e sons da Filadélfia com uma série de vídeos imersivos dos pontos mais reconhecidos da cidade.

Os espectadores podem andar de skate ao longo da Ponte Benjamin Franklin, olhar ao redor de Elfreth’s Alley e experimentar o que é estar no meio da Washington Square. Com um formato de tela cheia mais a opção de usar um fone de ouvido VR, ele oferece uma ótima maneira de ter um vislumbre do que é realmente estar lá.

VisitLEX Horses

Lexington em Kentucky é conhecido como ‘país do cavalo’. O conselho de turismo da cidade, VisitLex, escolheu aprimorar esse nicho com seu vídeo de 360 ​​graus, Horses.

O vídeo imersa usuários no mundo dos cavalos, permitindo que eles vejam uma visão de 360 ​​graus do dia da corrida, os animais sendo preparados e os campos em que eles vagam. Ao se concentrar nisso o VisitLex pode segmentar um público muito mais específico.

Whistler Within

Eles usam a ação para guiar seu vídeo de 360 ​​graus, mostrando aos espectadores exatamente o que é como esquiar na área. De fato, ao permitir que os espectadores naveguem onde quer que escolham, oferece mais uma visão do que os próprios esquiadores podem desfrutar.

Os vídeos de aventura podem ser efetivos para realmente aumentar a emoção no início de uma viagem preparando os visitantes para as aventuras que os aguardam.

UX design no marketing de turismo

Enquanto a maioria dos outros tipos de sites relacionados a viagens dependem de reservas, com foco em evitar jornadas de usuários abandonados e assim por diante, os sites de companhia de turismo têm o luxo de se concentrar em conteúdo lindamente projetado e informativo.

O Tennessee Vacation toma a atenção do usuário com imagens altamente visuais e atraentes, projetadas para destacar diferentes aspectos do estado. Também ajuda diferentes tipos de viajantes a navegar no site, dependendo do que eles estão interessados.

marketing de turismo ux design

Por exemplo, embora as atividades indoor e outdoor possam atrair famílias, a vida noturna de Nashville é obrigada a atrair os viajantes mais jovens, o site então permite que você tenha uma visualização agradável em ambos os casos.

Outro exemplo de design excelente é Visit Finland – especificamente seu mapa animado. Os usuários são levados ao redor do mapa à medida que rolam, com cada seção detalhando informações sobre as principais atrações dentro de quatro regiões.

O mapa em si é deliberadamente parecido com desenhos animados, no entanto, acho que isso contribui para o seu charme, com o maior prazer decorrente da fácil experiência do usuário e do design brilhante

No Reino Unido, Visit Cornwall também faz uso de design marcante, integrando o vídeo do site em sua página inicial. Apresentando as lindas vistas costeiras do condado, efetivamente capta a atenção do usuário e mostra seu atrativo exclusivo.

Food tourism

Outro elemento em que os conselhos de turismo estão cada vez mais focados é o de alimento. As pessoas (como eu) adoram comer e desenhar estratégias de marketing de turismo para o setor gastronómico tem dado resultado.

A gastronomia é uma grande motivação para os viajantes de todo o mundo – a AAA descobriu que cerca de 22 milhões de americanos terão um feriado culinário nos próximos 12 meses, como por exemplo dia da comida japonesa, enquanto 75% acham que a comida é parte integrante da viagem. Não se trata apenas de recomendar restaurantes locais. O conteúdo relacionado a experiências de degustação, mercados de alimentos e produtos regionais pode ser efetivo para engajar gourmets, ajudando a impulsionar as empresas locais.

A Catalunya é uma empresa de turismo que tem uma seção de comida dedicada em seu site, onde apresenta vídeos sobre a famosa culinária e o vinho da região. Além de aumentar o envolvimento das pessoas interessadas em alimentos, esse tipo de conteúdo também ajuda a promover a autenticidade e a identidade única de um lugar.

Instagram como estratégia de marketing de turismo 

Não é surpreendente que a maioria dos sites turísticos tenha uma presença muito forte no Instagram – é uma tendência que é vista em toda a indústria de viagens. No entanto, é uma ótima maneira para as empresas de turismo em particular se estabelecerem como uma marca destacada, usando a plataforma para aumentar a visibilidade e a conscientização.

Considerando que o Twitter ou o Facebook podem criar uma experiência de usuário mais passiva, um número crescente de pessoas está usando o Instagram para procurar inspiração. As empresas de turismo são capazes de capitalizar sobre isso, oferecendo imagens impressionantes e inspiradoras com base no interesse do destino.

A PureMichigan tem 516.000 seguidores impressionantes no Instagram. Comparado aos 295,000 da VisitCalifornia e aos 212,000 da NYCGO – prova que estão claramente fazendo algo certo. A maior parte do seu sucesso parece ser um foco no conteúdo gerado pelo usuário, com o canal continuamente publicando e creditando imagens para outros.

marketing de turismo pure michigan

A Groenlândia aproveita ao máximo sua paisagem fotogênica, usando Instagram para mostrar tudo, desde seus icebergs épicos até a vida selvagem magnífica. Não se concentra apenas nas imagens, no entanto, com suas legendas que fornecem aos usuários informações informativas sobre a vida na ilha.

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