O wi-fi 6, o 5G e o CBRS continuarão coexistindo?


wi-fi
Redfox

Vamos voltar à pergunta principal: o 5G substituirá o wi-fi?

Não, nunca, nada, nenhuma chance.

Muitas vezes, vantagens técnicas são usadas para justificar porque um item é melhor que o outro e todos nós sabemos que números podem ser usados para “provar” qualquer ponto. No entanto, os casos de uso e a realidade costumam ser muito mais importantes. Pense nisso assim: você tem um sedã, uma caminhonete e uma motocicleta – são todos casos de uso diferentes; o mesmo vale para a tecnologia sem fio.

Wi-fi é um grampo para conectividade empresarial, ou como eu li em um artigo da Claus Hetting do Wi-Fi NOW, “é o canivete suíço de comunicação sem fio, capaz de suportar quase qualquer tipo de dispositivo, implantação, mercado ou caso de uso. É a tecnologia sem fio padrão em praticamente qualquer dispositivo e ninguém está pronto para mudar em breve.”

De muitas maneiras, o wi-fi é como a tecnologia ethernet nos anos 90, apenas funcionou. Em meados dos anos até o início do século, surgiram novas tecnologias com fio para desafiá-lo com recursos avançados. Para ser honesto, Token Ring, FDDI e ATM tiveram vantagens técnicas posicionadas contra a ethernet, mas essas tecnologias nunca conseguiram deslocar a posição assegurada por ela.

Dito isto, o 5G e o CBRS não vão desaparecer como as antigas tecnologias com fios. Eles terão um papel significativo a desempenhar ao mesmo tempo ou mesmo em cooperação com o wi-fi.

Qual é o Outlook no 5G?

No que diz respeito ao 5G, nenhuma outra tecnologia oferece tanta mobilidade e alcance quanto a celular. Está disponível em sua casa, no seu negócio, seu carro ou apenas andando na rua. A tecnologia celular está quase sempre presente e, com os avanços adicionais oferecidos pela tecnologia de quinta geração, seu valor se estenderá além da conectividade básica.

Sua deficiência é uma falta significativa de serviços além do telefone (ou seja, laptop, tablet). Além disso, tentar usá-la como um substituto para o wi-fi corporativo levaria o tráfego de dados a ter que transitar na rede da operadora, mesmo que o destino seja um servidor local, o que não é uma solução ideal.

CBRS?

Finalmente, o CBRS. Na realidade, este não é um concorrente do 5G, já que a maioria espera que ele se torne uma RAN (Radio Area Network) para serviços 5G. No que diz respeito a um concorrente para wi-fi, a mensagem é a mesma, já que se trata essencialmente de uma operação celular de pequenas células, em ambientes fechados, no espectro de licenças compartilhadas.

Como resultado do exposto, a 5G continuará a dominar a mobilidade externa com o CBRS, oferecendo um serviço celular mais confiável para ambientes internos desafiadores. A wi-fi dominou e continua a dominar o mercado de redes sem fio de empresas e hotspots, devido à sua simplicidade e recursos econômicos de implantação. E com mais espectro esperado no futuro (6GHz), não há desaceleração à vista.

O bottom-line?

Wi-fi, 5G e CBRS têm proposições de valor individual e vantagens exclusivas de sua tecnologia e capacidades que não podem ser 100% emuladas pela outra tecnologia. No entanto, em alguns casos, outra tecnologia pode oferecer um nível de serviço “razoavelmente aceitável”, permitindo que ela suporte todos os casos de uso.

Redfox

Bem, sobre esse tema, o resumo é que as três tecnologias podem ser aproveitadas no futuro para projetar uma única infraestrutura sem fio, ou talvez duas, dependendo do caso de uso.

adsense

Like it? Share with your friends!

O wi-fi 6, o 5G e o CBRS continuarão coexistindo?

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format