Patinetes elétricas incitam concorrência entre Uber e fusão da Yellow com a Grin


Uber e fusão entre Yellow e Grin competem no compartilhamento de patinetes elétricas

No mês passado, a Uber anunciou uma nova empreitada: lançar uma frota de bikes e patinetes elétricas para aluguel. A novidade, entretanto, terá a concorrência das startups Yellow e Grin, que acabam de se unir forças no setor.

Para quem não conhece as empresas, a Yellow atua nos serviços de aluguel de bicicletas, enquanto o Grin é voltado para o mercado de patinetes elétricas. Ambas são empresas recentes, com atuação inicial no Brasil em meados de 2018.

A fusão das marcas dará lugar a uma nova marca, a Grow, que passará a controlar ambos os negócios. A nova empresa já começa muito bem em investimentos, com uma margem de capital de US$ 150 milhões. Tanto a Yellow como o Grin entram na nova empreitada com a mesma média de valores acumulados anteriormente – em torno de US$ 70 milhões cada.

A estimativa é que a frota de bicicletas e patinetes elétricas somem mais de 135 mil unidades, atuando em vários lugares do mundo. A intenção é ainda expandir a variedade de transportes gradualmente para tornar a viagem do usuário mais integrada e facilitar cada vez mais a mobilidade.

Atualmente, a Yellow atua nas principais capitais do Brasil – como São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, além de cidades como Campinas (SP) e Ilhabela (RJ) – e tem planos de atuar em outras cidades latinas, como Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e Cidade do México (México). Já o Grin é uma plataforma de aluguel de patinetes originária do México, lançada no Brasil a partir de uma negociação com a brasileira Ride.

adsense

Qual é a proposta da Uber?

Enquanto a fusão das startups amplia os negócios de ambas, ela ocorre em momento próximo à Uber anunciar um reforço de presença nesse mercado. A empresa gigante do setor de transportes compartilhados começou a investir em uma tecnologia para desenvolver bicicletas e patinetes elétricas capazes de se movimentar de forma autônoma.

Para isso, a Uber contará com uma equipe de robótica de micromobilidade para proporcionar boa experiência do usuário, segurança operacional e eficiência da futura frota. A ideia é aumentar os lucros da vertente de bicicletas e patinetes elétricas, que deverá economizar com funcionários.

Vale lembrar que a empresa já trabalha com esse tipo de transporte no exterior pela marca Jump, que deve chegar ao Brasil ainda em 2019. Atualmente, há a necessidade de um time para recolher as bikes e patinetes e realizar reparos e recarga de bateria.

Enquanto a tendência ganha cada vez mais adeptos e se expande para outras capitais, o uso de patinetes elétricas levanta uma polêmica no exterior. Nos Estados Unidos, algumas cidades proibiram a presença do veículo compartilhado, por conta de altos índices de acidentes.

Comments 1

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Patinetes elétricas incitam concorrência entre Uber e fusão da Yellow com a Grin

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend