Realidade Virtual no tratamento de doenças mentais é ferramenta disruptiva para enfrentar medos e vícios


Realidade Virtual no tratamento de doenças ajuda a superar traumas e vícios

A Realidade Virtual no tratamento de doenças mentais tem mostrado uma força muito grande na medicina. Muitos wearables devices trouxeram vantagens impressionantes para a saúde, identificando e prevenindo doenças. Os óculos RV são parte dessas ferramentas para ajudar pacientes a superarem problemas de origem psíquica. Mas esse contexto é ainda mais amplo.

A tecnologia se destaca no incentivo ao estilo de vida mental saudável e facilitado. As ferramentas de RV podem ser exploradas desde uma simples consulta à distância a até um tratamento em um mundo fictício.

A realidade virtual no tratamento de doenças mentais favorece não só casos de estresse, depressão e ansiedade, como também pode ajudar pacientes em recuperação de vícios a se libertarem da dependência. Mas como toda essa tecnologia é aplicada nos cuidados com os pacientes?

Consultas virtuais e os acompanhamentos de pacientes pela internet

A tecnologia digital traz muitos benefícios para a relação do paciente com o médico na luta contra distúrbios mentais. Smartphones e plataformas online geram mais acessibilidade de tratamentos, contando com o apoio de ferramentas digitais de auto-avaliação e até consultas online.

É possível agendar encontros com o psicólogo à distância, substituindo a necessidade de se locomover até o local de atendimento. A tendência de aconselhamento de vídeo ao vivo para a saúde mental já é uma prática em ascensão em clínicas e hospitais do exterior, destravando um gatilho para a disponibilidade de horários.

Com o atendimento em vídeos, o paciente pode ganhar um melhor encaixe na agenda, sendo atendido onde e quando quiser.

Realidade aumentada e a nova dinâmica de tratamentos

Os óculos de realidade aumentada trouxeram uma nova perspectiva no tratamento dos transtornos mentais. Ao recriar um universo digital, eles permitem que o paciente enfrente os problemas que o afligem de maneira totalmente inovadora e disruptiva.

Conhecida como terapia de exposição, essa técnica é principalmente útil no combate aos vícios, propondo um enfrentamento às vontades negativas. Projeta-se um mundo com elementos da rotina do paciente ou até com as rotas do cotidiano com a ajuda do Google Street View, retratando condições propícias para o vício. Essas cenas ajudam a manter o paciente em controle dos hábitos, testando a força de vontade e preparando-o para o mesmo contexto no mundo real.

Da mesma maneira, a terapia de exposição pode ser usada para tratar traumas deixados por situações extremas, estimulando as memórias de forma diferenciada. Simular experiências e colocar o paciente de frente para o medo ajuda a superar a questão e amenizar a fobia. Por exemplo, alguém com medo de altura pode ser transportada para um cenário em uma ponte alta ou alguém com medo do mar para uma rocha no meio da água.

A realidade virtual no tratamento de doenças mentais deve ser ainda mais explorada no futuro, com o lançamento de novas técnicas e modalidades. As inovações são importantes até no contexto medicinal, porque trazem um potencial visível para substituir medicações com efeitos colaterais e levar o bem estar de forma mais saudável ao paciente.

Comments 2

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Realidade Virtual no tratamento de doenças mentais é ferramenta disruptiva para enfrentar medos e vícios

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend