Scrum, Kanban e Open Agile: mesmos objetivos, diferentes abordagens


Quem conhece metodologia ágil, provavelmente já ouviu falar sobre o Scrum, Kanban e Open Agile. Aparentemente, são metodologias muito semelhantes, mas existem três abordagens diferentes que podem fornecer serviços de qualidade e nós vamos explicar!

 

Diferenças na estrutura

Todas as três práticas ágeis dependem de desenvolvimento iterativo e feedback contínuo para otimizar a entrega de produtos e serviços. No entanto, existe uma diferença na estrutura de cada um.

O Scrum é uma estrutura com uma prescrição definida para maximizar a saída da entrega de software e a criação de produtos. Já o Kanban é um método flexível que utiliza a mudança evolutiva e a auto-organização como forma de construir valor e serviços contínuos sem sobrecarregar a equipe. O Open Agile usa um comportamento que permite  que os membros da equipe se comprometam com tarefas baseadas na capacidade, assim dando maior valor.

Períodos de reflexão

Todas as 3 práticas ágeis enfatizam a importância de refletir e receber feedback, no entanto, cada uma implementa esse importante evento em diferentes momentos. Uma das cerimônias mais vitais do Scrum é a retrospectiva. Esse momento de reflexão ocorre no final de cada sprint – dando aos membros da equipe o tempo para refletir sobre o que deu certo, o que deu errado e áreas para melhoria.

O OpenAgile incentiva a reflexão dentro da Reunião de Engajamento, que dá início a cada ciclo, permitindo que os membros da equipe comecem com ideias de melhoria a cada novo ciclo. Kanban, por outro lado, incorpora sete oportunidades específicas para ciclos de feedback, que são estrategicamente colocadas de modo que o feedback seja contínuo e apoie o objetivo da mudança evolutiva.

Definição de uma equipe

O conceito de Agile preza pela importância e proximidade da equipe que está construindo serviço ou produtos complexos, mas a composição dessas pessoas se diferem bastante entre as três práticas ágeis.

Começando com o Scrum – essa prática tem o papel definido de Scrum Master e Product Owner, mas um grupo multifuncional de pessoas que formam a equipe de desenvolvimento.

Para melhor entendimento, o Scrum Master atua como facilitador  e responsável por remover quaisquer obstáculos que sejam levantados pela equipe durante as reuniões. Seu papel é normalmente exercido por um gerente de projeto ou um líder técnico, mas também pode ser qualquer pessoa da equipe.  O Product Owner, ou PO, é responsável por mander a integridade conceitual das novas funcionalidades, bugs ou melhorias, para que siga uma visão definida de um produto ou projeto.

Scrum Master e o Product Owner são papéis muito intencionais, servindo as funções importantes para a equipe de desenvolvimento para que obtenha sucesso. Isso difere de uma equipe dentro da prática Kanban, que é apenas um grupo de pessoas sem papéis reais designados.

A equipe como um todo, trabalha de forma colaborativa e se auto-organiza por conta própria. Da mesma forma o Open Agile, que não se preocupa com funções definidas e também é composto por uma equipe mais individual. No entanto, o Open Agile fala sobre a importância dos membros se prepararem para atender suas equipes nas capacidades necessárias, nas quais eles nomeiam como facilitador do processo e facilitador do crescimento.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scrum, Kanban e Open Agile: mesmos objetivos, diferentes abordagens

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend