A verdade sobre o que vai fazer seu negócio dar certo ou errado


Olhe bem para as empresas de hoje em dia, perceba como elas perdem força. Veja como o Whats App consegue ganhar a batalha contra a gigante VIVO, ou veja como a Netflix começou pequena e hoje já engoliu a Blockbuster e tira o sono de todo executivo das companhias de televisão. Sabe o que fez isso acontecer? Se sua resposta for Tecnologia, você está completamente errado.

A resposta certa está nos processos e na capacidade de velocidade e agilidade para mudar de direção caso seja preciso. Pense bem, você acha que a Vivo ou a Globo não tenham tecnologia o suficiente? Ou dinheiro para investir?

O que está fazendo o lucro dessas empresas caírem vertiginosamente é que para poder mudar algo dentro de uma empresa deste tamanho a burocracia e os processos são intermináveis e uma simples e providencial mudança no logo, para que fique mais agradável ao usuário, pode demorar meses.

Com qual estratégia as Startups ganharão a guerra?

A diferença está então, como dito anteriormente, nos processos. O famoso Lean, inventado pelos japoneses e que fez a Toyota ser o que é hoje, ganhou uma versão digital que consiste em um ciclo Construir – Mensurar – Aprender.

Lean start up

Isso significa que não se deve lançar um produto assim logo de cara, primeiro se cria uma hipótese e se valida essa hipótese, perguntando para os potenciais clientes se essa solução realmente faz sentido para eles e se talvez eles pagariam por ela.

Se após essa validação e mensuração dos resultados for entendido que a nossa solução é válida temos um MVP, ou Mínimo Produto Viável, que nada mais é do que todos o conhecimento que geramos com a pesquisa validado.

A esse primeiro processo de validação do MVP é dado o nome de Exploração do Problema, pois nessa fase entramos no cenário do cliente, entrevistamos ele e validamos se nossa solução é de fato viável.

A segunda fase do MVP é chamada de Estruturação do Produto viável. Se já temos uma ideia de que nosso produto é realmente bom, podemos começar a construir ele, e o ciclo CMA (construir, mensurar e aprender) se repete.

Então começamos a construir nossa solução e aqui entra nosso Early Adopter que é basicamente nosso primeiro e principal cliente, pois é ele que vai ajudar a desenvolver e modelar nossa ferramenta.

Então construímos nossa ferramenta, mensuramos isso junto nosso Early Adopter e aprendemos e validamos nossas outras hipóteses. É importante nessa fase saber que temos que inovar e nessa demonstração “Beta” que estamos fazendo com nosso cliente (uma vez que o produto não está 100% pronto), já temos que começar a testar nosso preço e o ideal é oferecermos um preço.

A estratégia aqui é o Top-Down que consiste em colocar um valor muito alto e irmos baixando conforme os aprendizados tirados da validação do cliente

E por fim chegamos a última fase do MVP que é a simulação, que consiste em rodar nosso produto, manualmente e com o mais baixo custo possível, para ver se essa ideia é de fato válida e se quando posta em prática gera retorno.

Pivotar é preciso

Vamos supor que em algum momento do nosso ciclo aprendemos que a solução não é viável, seja porque as pessoas achem caro, ou acreditem que o produto não cure as dores, então é preciso Pivotar.

Pivotar significa mudar de direção, vimos que nossa solução proposta não é viável e mudamos agora temos que testar a validar outra hipótese até encontrarmos um produto que nos gere receitas. Pivôs são mudanças da solução que impactam o modelo de negócios.

Na vida real

Como citado no começo do texto a Netflix é um exemplo clássico e por isso bateu a gigante Blockbuster. Poucos sabem, mas no começo a Netflix era uma empresa que alugava DVD e entregava eles a domicilio.

Foi então que alguém teve a ideia de pegar todos aqueles DVD’s colocar em uma plataforma online e oferecer esse serviço, ou seja, eles pivotaram os negócios deles e foram validando fase por fase até chegarmos na Netflix hoje.

A correria nas grandes empresas para se adaptar e não morrer

Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças

Leon C. Megginson

Empresas como o Itaú e Oi já começaram a perceber esse problema e estão construindo as famosas incubadoras, que são locais para as startups ganharem maturidade e conseguirem espaço no mercado.

Essas grandes empresas (Itaú e Oi) fazem isso para poderem trazer ambientes mais dinâmicos e modernos para dentro delas, para que assim possam aprender com eles.

Outro motivo para essa aproximação das grandes empresas com startups é que essas ultimas tendem a atuar nas brechas (também chamados de hacks) deixadas por essas grandes companhias e assim roubar uma importante e valiosa fatia de mercado para elas, como aconteceu com o Nubank por exemplo.

Assim elas se mantêm em constante melhora a atentas as possibilidades de inovação com muito mais velocidade.

O Google e o Facebook não ficam para trás, também criaram suas incubadoras pois entendem que mesmo sendo empresas gigantes e por esse tamanho todo hoje possuem processos burocráticos e isso pode um dia acabar com elas.

Parece loucura dizer isso, mas pense bem, Google e Facebook começaram como startups pequenas, criadas na garagem e hoje são o que são e por isso sabem que se não inovaram e continuarem com processos lentos morrerão da mesma forma como mataram outras tantas empresas.

Conclusão

Velocidade nos processos é a chave para o sucesso nos dias de hoje. Não é mais permitido que a empresa demore muito em qualquer tomada de decisão, ela precisa ser rápida e dinâmica pois a maior mudança nos dias de hoje é a velocidade com que as coisas mudam e se não tivermos preparados para essas mudanças, ou ainda se demorarmos para mudar, pode ser tarde demais.

O Lean Startup então não é apenas um processo para fazer sua empresa crescer, mas sim se renovar.

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