Aplicação de soluções para mobilidade urbana com IoT revela desafios e tendências para o trânsito brasileiro


Soluções para mobilidade urbana devem contornar desafios para melhorar o trânsito

O uso de Internet das Coisas (IoT) aplicada em soluções para mobilidade urbana é uma forte tendência para facilitar o deslocamento nas grandes cidades. No Brasil, já existem projetos em desenvolvimento e aplicações no ambiente urbano, mas ainda há um caminho cheio de desafios para que os frutos da tecnologia conectável sejam apresentados efetivamente.

Paulo Spacca traz as tendências em soluções para mobilidade urbana com IoT
Paulo Spacca, vice-presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc)

Um exemplo desse cenário é a popularidade do compartilhamento de patinetes e bicicletas elétricas, o uso de transportes por aplicativos e a instalação de semáforos inteligentes.

Embora essas aplicações tenham facilitado o deslocamento dos usuários, ainda não são suficientes para resolver os principais problemas de trânsito, como engarrafamentos e transporte público lotado. A dificuldade em obter resultados está interligada a problemas específicos que o Brasil precisa superar.

Paulo Spacca, vice-presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) afirma que há dois principais desafios da IoT para mobilidade urbana no Brasil. “Em primeiro lugar, temos a infraestrutura, que não está preparada. As ciclovias, por exemplo, são montadas sem planejamento adequado. O segundo fator é a legislação. Temos equipamentos e pessoas capazes de criar tecnologia, mas não conseguimos ter escala comercial porque a taxação é muito grande”, explica.

Além disso, a própria educação do brasileiro precisa evoluir. No caso dos equipamentos compartilhados, por exemplo, a depredação do patrimônio se torna um empecilho para as empresas que atuam com tecnologia IoT nas ruas.

Falta uma legislação para punir os infratores, bem como uma infraestrutura que garanta a melhor conservação dos dispositivos e soluções para mobilidade urbana. “[A depredação] acontece também em Londres, em menor escala, mas quando a pessoa é flagrada, ela recebe multas e pode ser presa. Já no Brasil, não é assim”, Spacca comparou o cenário nacional e internacional e concorda que deve haver uma maior conscientização do brasileiro em relação ao uso das tecnologias que são disponibilizadas.

Soluções para mobilidade urbana ajudam na conscientização ambiental

Mesmo com desafios a serem driblados, muitas soluções para mobilidade urbana com IoT trazem também o objetivo de conscientizar valores. Além do foco na busca pela melhoria do trânsito, há projetos que buscam diminuir os impactos dos veículos para o ambiente. Uma tendência em ascensão é a adição de carros 100% elétricos com soluções conectáveis nas frotas de empresas.

A Urbano estava entre as soluções para mobilidade urbana, mas saiu de circulação graças a mau uso e vandalismos
A Urbano Car Sharing mudará o modelo de negócios para B2B, com frota voltada para carros elétricos.

Essa preocupação é marcante no projeto U/Corp, novo modelo de negócios B2B que substituirá a Urbano Car Sharing. A empresa, que atuava com carros compartilhados por aplicativos nas ruas de São Paulo, precisou

interromper a operação em 2018 por problemas de vandalismo e inadequação com a iniciativa Zona Azul, mas volta repaginada.

O co-fundador e futuro CEO do negócio, Guilherme Cavancante explica esse contexto: “Tínhamos parceria com a prefeitura, mas mesmo assim a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) multava os veículos. Havia também vandalismos e pessoas que batiam o carro. As pessoas têm dificuldade de entender que os serviços estão ali para melhorar o dia a dia”.

A U/Corp deve entrar no mercado empresarial já em abril de 2019 e aposta em carros totalmente elétricos, visando também conscientizar empresas em prol do meio ambiente. “A eletrização dos carros de frota é um movimento que vai ficar forte nos próximos dois anos, inclusive no governo. As prefeituras já estão procurando serviços e soluções para fazerem a parte delas na mitigação de poluentes e esse modelo da U/Corp é totalmente baseado nisso. Estamos incubados no Hub SP, um centro de inovação do governo, para entender o movimento da chegada dos carros elétricos e como fazer a reposição da frota para carros elétricos, começando por empresas, prefeituras e serviços governamentais”, diz Guilherme.

A preocupação ambiental a partir dos carros elétricos só reforça os novos serviços de IoT que serão aplicados aos veículos. Entre as novidades, a frota terá Zona Azul automática com monitoramento da CET – resolvendo o problema das multas – e reconhecimento facial, que evitará o uso por pessoas não autorizadas e ainda poderá ajudar na identificação de usuários que fizerem mau uso dos automóveis.

Estacionamentos inteligentes facilitam a movimentação de veículos próximos a calçadas

O crescente aumento na frota de veículos em movimento nas cidades ressalta uma equação cada vez mais difícil de fechar: a quantidade de vagas nas ruas. Existia um ciclo vicioso que foi quebrado a partir de leis mais sensatas que buscaram maior rotatividade de automóveis. Agora a tecnologia IoT melhora ainda mais o sistema, com estacionamentos inteligentes.

Se antes um carro poderia ficar o dia inteiro nas vagas das calçadas, o poder público implantou um processo em que limita a permanência do veículo a no máximo duas horas, ou pelo menos, a validade da Zona Azul.  Os estacionamentos inteligentes surgiram para melhorar esse sistema, com controle automático da movimentação nas vagas e até cobrança digital das taxas de utilização.

O Grupo Pare Bem é uma das empresas que investem nesse setor, a partir da IoT. “A empresa tem a perspectiva de fazer investimento em mobilidade urbana, seja em estacionamento público (Zona Azul), como em estacionamento privado (shoppings, hospitais, universidades etc.), a partir do uso intensivo de tecnologia”, conta Sérgio Iran, Diretor de Relações Institucionais.

EXP Smart Parking faz parte das soluções para mobilidade urbana
O EXP Smart Parking utiliza aplicativo para contabilizar o tempo de uso das vagas públicas

O projeto principal do Pare Bem se chama EXP Smart Parking, disponíveis em cidades por todo o Brasil. A solução funciona a partir da instalação de sensores inteligentes nas vagas públicas, que se comunicam com tags e antenas instaladas nos carros. Esses sensores identificam o peso da massa metálica, iniciando a contagem de tempo pelo sistema até que o veículo saia da vaga.

“A tag é um cartão pré-pago que pode ser carregada via celular, por monitor – que fica nas ruas ou lojas credenciadas – escritório ou internet. O saldo aparece no sistema e o valor é cobrado de acordo com o tempo de parada”, Sérgio explica como funciona sistema. No EXP Smart Parking, também há uma preocupação ambiental, já que as baterias são recarregadas via células fotovoltaicas.

Se antes o motorista levava muito tempo procurando uma vaga, os estacionamentos inteligentes começam a resolver questões dessa natureza. Assim como outras soluções para mobilidade urbana, o investimento nesse tipo de tecnologia promete trazer uma melhora ao trânsito de cidades onde o caos é constante e a frota de veículos tem quantidades elevadas.

Para um futuro próximo, podemos esperar ver cada vez mais soluções em desenvolvimento no Brasil, aproveitando o aumento de profissionais especializados no país. “Tivemos vários brasileiros notáveis que foram para a china buscar conhecimento e agora estamos no momento de aplicação e prototipação dessas soluções”, detalha Cavalcante da U/Corp.

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