Como usar a tecnologia no ambiente de trabalho a seu favor


Veja como as grandes empresas estão usando a tecnologia no ambiente de trabalho e conseguindo produzir muito mais e muito melhor (e por um custo baixo).

É inegável a importância da tecnologia nos dias de hoje. Conseguimos agora fazer mil coisas ao alcance dos dedos. Novas empresas surgem todos os dias prometendo facilitar nossa vida ainda mais. Além disso a tecnologia no ambiente de trabalho ajuda a gerar muito mais engajamento e conexão entre os colaboradores, melhoram o ambiente, além é claro de aumentar a produtividade.

Temos alguns aplicativos que são cases de sucesso entre as empresas, como por exemplo o Trello, que ajuda no gerenciamento de projetos e pode tornar tanto sua vida social quanto seu trabalho muito mais produtivos.

Outro grande exemplo é o Slack, uma espécie de Whats App para empresas, que visa formalizar e facilitar a comunicação entre os colaboradores. Veja abaixo outros grandes exemplos de ferramentas e aplicativos que vão melhorar seu ambiente de trabalho.

 

Tecnologias no ambiente de trabalho: VR

 

Todo mundo já viu aqueles óculos de realidade virtual que quando usamos parecemos um bando de doidos se jogando no chão ou mesmo gritando pois pensamos estar em uma montanha russa de verdade. Pois bem, as empresas estão agora experimentando essa tecnologia para por exemplo treinar os funcionários (e isso está dando muito certo).

Um exemplo disso é o Walmart, que usa o VR em grandes oficinas de treinamento para os funcionários simulando como seria a correria no dia da Black Friday (você já viu algum vídeo da Black Friday no Walmart? Se não, saiba que aquilo ali faz o metrô de São Paulo no horário de pico parecer um passeio no parque).

Esse simulador interativo permitiu que os funcionários tivessem preparados para atender as grandes multidões e ter tranquilidade nesse que poderia ser um momento estressante e totalmente maluco para qualquer vendedor. Outra vantagem foi que o uso da tecnologia no ambiente de trabalho trouxe maior produtividade, além de engajar muito mais colaboradores.

Detalhe que o VR não é uma tecnologia cara, você encontra um óculos daquele por menos de 50 reais. Mas essa é só uma opção, continue lendo e descubra outras tão boas quanto.

Se quiser saber mais dê uma olhada no vídeo que o Walmart fez sobre o treinamento com o VR, é só clicar no link a seguir: https://goo.gl/qgkrMK

 

Tecnologia no ambiente de trabalho: Gamification

 

OI? Não sabe o que é gamification?

Gamification é a estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulam o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica. Para que eles criem e/ou participem de atividades de acordo com o objetivo da empresa que estimulem a cooperação e competição.

Muitas empresas estão usando para treinar os funcionários, veja os exemplos abaixo.

O KFC resolveu misturar realidade virtual e gamification para treinamento dos funcionários. E assim nasceu o “The Hard Way” um jogo de escape room que visa treinar o funcionário fazendo-o passar e desvendar enigmas na cozinha do KFC. Acesse o link ao lado e veja o quão incrível é a ideia (depois que você ver o vídeo, com certeza vai querer jogar) https://goo.gl/FtV4rc

O grupo Gerdau também usou essa estratégia aliando os óculos de realidade virtual com o gamification e hoje quase todos os treinamentos da empresa usam essa técnica. Outra empresa que entrou na onda de utilizar a tecnologia no ambiente de trabalho foi a Deloitte (big four no ramo de consultoria empresarial) que conseguiu melhorar seu programas de líderes em 47% com essa estratégia.

Existem outros métodos para treinar funcionários, um deles é a plataforma e-learning que é uma estratégia muito mais completa, leia mais abaixo.

 

Tecnologia no ambiente de trabalho: Plataforma de e-learning

 

Como sua empresa aprende? E o que ela ensina? São essas perguntas que as plataformas e-learning pretendem responder. Elas usam a tecnologia no ambiente de trabalho como por exemplo o treinamento de funcionários novos e o da gestão do conhecimento da própria empresa, para que nenhum conhecimento sobre algum processo se perca.

Utilizar a tecnologia no ambiente de trabalho para criar treinamentos, cursos, fóruns etc. tem sido uma estratégia de muitas empresas para diminuir os custos e melhorar estes mesmos processos. Com uma boa plataforma você consegue criar uma rede própria de educação corporativa voltada para seus próprios objetivos e resultados.

Sei que existe uma plataforma no mercado chamada Geex, que é uma startup especializada em aprendizagem corporativa, eles trabalham com VR e Gamification. Nessa plataforma você consegue criar treinamentos e sistema de gestão do conhecimento para assim garantir que nenhuma informação relevante se perca no meio de algum processo e que você continue aprendendo.

Outra novidade que não pode ficar de fora são os aplicativos, na introdução do texto, citei 2 muito famosos e que contribuem e muito para o aumento na produtividade. Agora vou mostrar mais outros 2 que estão saindo do forno e que tenho certeza que podem contribuir para um ganho de produtividade e da capacidade de inovar.

 

Tecnologia no ambiente de trabalho: Apps

 

Craft

O Craft é uma tecnologia que podemos usar no ambiente de trabalho para ajudar a descobrir novas ideias, definir recursos, planejar roteiros e gerenciar fluxos de trabalho para equipes. A função Mapeamento de Histórias do Usuário melhora o processo de descoberta e incentiva o brainstorming, ferramenta fundamental para quem quer inovar.

Tap my Back

Todos sabemos que é fundamental manter os funcionários motivados e engajados com a empresa. Foi por isso que lançaram a plataforma “Tap my back” (tapinha nas costas, em bom português), que destina-se a oferecer aos usuários uma maneira fácil de fornecer reconhecimento consciente do trabalho de seus colaboradores.

A plataforma tem como objetivo permitir que os usuários ofereçam um feedback instantâneo para que todos se sintam reconhecidos e apreciados com o trabalho que fazem, assim eles se sentem muito mais motivados e capazes de melhorar ainda mais sua produtividade.

 

Conclusão

 

Todas essas estratégias partem do ponto não apenas de produzir mais, mas na verdade de produzir melhor, gerando satisfação para o dono da empresa, para o colaborador e o mais importante, para o cliente. Negar ou questionar o uso da tecnologia no ambiente de trabalho pode ser fatal. (E vamos combinar, elas não são tão caras, algumas inclusive a versão grátis já atendem nossa necessidade).

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Como usar a tecnologia no ambiente de trabalho a seu favor

log in

Captcha!

reset password

Back to
log in
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend