A tecnologia wearable na saúde foi uma inovação muito eficaz para acompanhar quadros clínicos. Mais do que isso, trouxe benefícios para uma rotina mais saudável e confortável do paciente, com melhor qualidade de vida. O aumento do uso nos tratamentos abre, cada vez mais, novos caminhos para o surgimento de dispositivos no mercado.
Entre os modelos de wearable, estão disponíveis relógios, pulseira e dispositivos acoplados em roupas. Enquanto os Estados Unidos lideram o mercado, o Brasil ainda tem um consumo modesto desses dispositivos, mas os apps já ajudam bastante numa interação à distância com o médico. Hoje já são mais de 300 mil aplicativos destinados ao mercado de health tech.
Inicialmente, os wearables vieram para suprir uma necessidade na prática de atividades físicas, monitorando batimentos e pulsação durante os exercícios. Só depois que se percebeu a aplicação em tratamentos. Há muitas vantagens da tecnologia wearable na saúde. A seguir, listamos alguns benefícios, assim como perspectivas para o futuro.
Agilidade nos hospitais
A IOT – de forma geral – é uma tecnologia muito importante nos hospitais, porque auxilia na agilidade de atendimento. Como os médicos conseguem acompanhar os pacientes à distância, eles ganham tempo para cuidar de outros enfermos ao dispensar a necessidade fazer um acompanhamento presencial mais frequente.
Não só os wearables, mas dispositivos como os beacons são alicerces nesse procedimento, gerando dados em tempo real para a equipe de cuidados.
Tratamentos home care
O tratamento home care é uma vantagem bastante atrativa principalmente para o público de idade avançada, que precisa ir ao hospital com frequência. Os wearables permitem que eles possam ser acompanhados de casa, sendo o relógio inteligente uma das ferramentas mais buscadas. Ele ajuda, por exemplo, no controle de batimentos cardíacos.
Um exemplo de destaque no mercado é o Apple Watch, que traz vários recursos. Além do sensor de frequência cardíaca. Ele possui acelerômetro e giroscópio, que conseguem identificar quedas bruscas. O usuário pode até realizar um eletrocardiograma de pulso a partir de um app de ECG, que ajuda a identificar sinais de fibrilação atrial.
Os dados são armazenados e podem ser compartilhados com o médico. O Apple Watch pode ainda emitir notificação para a emergência informando a localização do usuário.
Alertas imediatos ao paciente
Com a tecnologia wearable na saúde, o paciente consegue controlar os hábitos do dia a dia, administrando a rotina para evitar o que pode prejudicar a saúde. Os dispositivos geram mais acesso a informações de diagnóstico e dão mais autonomia ao usuário. Se algum índice mostrar variação, é hora de ficar em alerta.
Espera-se que, em breve, seja possível receber notificações para resolver questões ignoradas no cotidiano, como a postura laboral e o nível de consumo de gordura. Enquanto isso, a Samsung, que sempre procurar inovar, já disponibiliza funcionalidades interessantes para acompanhar dados de saúde.
A empresa traz o app Samsung Health, que tem ainda mais destaque com a ajuda dos wearables. Entre as informações disponíveis, o usuário encontra: nutrição, nível de estresse, sono e batidas do coração.
Praticidade ao médico
Se o paciente encontra conforto no home care, para o médico também há vantagem. Sem os wearables, o profissional precisa esperar para receber os resultados de vários exames. Com a tecnologia, ele consegue ter acesso em tempo real, conseguindo melhorar o atendimento.
O médico também reduz a necessidade de atender consultas no hospital ou consultório, podendo prestar o serviço de outros lugares. Esse fator é reforçado pela menor frequência de internação dos pacientes.
Variedade de dados
A cada novo dispositivo ou aplicativo, mais informações sobre a saúde se tornam possíveis de se levantar através da IOT. Os dispositivos podem ajudar a monitorar batimentos, horas de sono, calorias consumidas, quantidade de passos e muito mais. A ideia é que muito mais dados sejam disponibilizados com o tempo, como as taxas de açúcar e a pressão arterial.
Com o desenvolvimento dos “dispositivos vestíveis”, a medicina encontrou uma aliada para melhorar o sistema de saúde. As possibilidades só aumentam e, no futuro, talvez seja possível inclusive utilizar a tecnologia wearable na saúde como os nossos próprios médicos digitais.
Comments 0