Tecnologia wearable na saúde favorece tratamento de pacientes


Smartwatch faz parte da tecnologia wearable na saúde

A tecnologia wearable na saúde foi uma inovação muito eficaz para acompanhar quadros clínicos. Mais do que isso, trouxe benefícios para uma rotina mais saudável e confortável do paciente, com melhor qualidade de vida. O aumento do uso nos tratamentos abre, cada vez mais, novos caminhos para o surgimento de dispositivos no mercado.

Entre os modelos de wearable, estão disponíveis relógios, pulseira e dispositivos acoplados em roupas. Enquanto os Estados Unidos lideram o mercado, o Brasil ainda tem um consumo modesto desses dispositivos, mas os apps já ajudam bastante numa interação à distância com o médico. Hoje já são mais de 300 mil aplicativos destinados ao mercado de health tech.

Inicialmente, os wearables vieram para suprir uma necessidade na prática de atividades físicas, monitorando batimentos e pulsação durante os exercícios. Só depois que se percebeu a aplicação em tratamentos. Há muitas vantagens da tecnologia wearable na saúde. A seguir, listamos alguns benefícios, assim como perspectivas para o futuro.

Agilidade nos hospitais

A IOT – de forma geral – é uma tecnologia muito importante nos hospitais, porque auxilia na agilidade de atendimento. Como os médicos conseguem acompanhar os pacientes à distância, eles ganham tempo para cuidar de outros enfermos ao dispensar a necessidade fazer um acompanhamento presencial mais frequente.

Não só os wearables, mas dispositivos como os beacons são alicerces nesse procedimento, gerando dados em tempo real para a equipe de cuidados.

Tratamentos home care

O tratamento home care é uma vantagem bastante atrativa principalmente para o público de idade avançada, que precisa ir ao hospital com frequência. Os wearables permitem que eles possam ser acompanhados de casa, sendo o relógio inteligente uma das ferramentas mais buscadas. Ele ajuda, por exemplo, no controle de batimentos cardíacos.

Um exemplo de destaque no mercado é o Apple Watch, que traz vários recursos. Além do sensor de frequência cardíaca. Ele possui acelerômetro e giroscópio, que conseguem identificar quedas bruscas. O usuário pode até realizar um eletrocardiograma de pulso a partir de um app de ECG, que ajuda a identificar sinais de fibrilação atrial.

Os dados são armazenados e podem ser compartilhados com o médico. O Apple Watch pode ainda emitir notificação para a emergência informando a localização do usuário.

Alertas imediatos ao paciente

Com a tecnologia wearable na saúde, o paciente consegue controlar os hábitos do dia a dia, administrando a rotina para evitar o que pode prejudicar a saúde. Os dispositivos geram mais acesso a informações de diagnóstico e dão mais autonomia ao usuário. Se algum índice mostrar variação, é hora de ficar em alerta.

Espera-se que, em breve, seja possível receber notificações para resolver questões ignoradas no cotidiano, como a postura laboral e o nível de consumo de gordura. Enquanto isso, a Samsung, que sempre procurar inovar, já disponibiliza funcionalidades interessantes para acompanhar dados de saúde.

A empresa traz o app Samsung Health, que tem ainda mais destaque com a ajuda dos wearables. Entre as informações disponíveis, o usuário encontra: nutrição, nível de estresse, sono e batidas do coração.

Praticidade ao médico

Se o paciente encontra conforto no home care, para o médico também há vantagem. Sem os wearables, o profissional precisa esperar para receber os resultados de vários exames. Com a tecnologia, ele consegue ter acesso em tempo real, conseguindo melhorar o atendimento.

O médico também reduz a necessidade de atender consultas no hospital ou consultório, podendo prestar o serviço de outros lugares. Esse fator é reforçado pela menor frequência de internação dos pacientes.

Variedade de dados

A cada novo dispositivo ou aplicativo, mais informações sobre a saúde se tornam possíveis de se levantar através da IOT. Os dispositivos podem ajudar a monitorar batimentos, horas de sono, calorias consumidas, quantidade de passos e muito mais. A ideia é que muito mais dados sejam disponibilizados com o tempo, como as taxas de açúcar e a pressão arterial.

Com o desenvolvimento dos “dispositivos vestíveis”, a medicina encontrou uma aliada para melhorar o sistema de saúde. As possibilidades só aumentam e, no futuro, talvez seja possível inclusive utilizar a tecnologia wearable na saúde como os nossos próprios médicos digitais.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia wearable na saúde favorece tratamento de pacientes

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend