5 Tecnologias que Star Wars previu


O Maglev Cobra usa a levitação magnética, uma das tecnologias que Star Wars previu

A categoria é ficção científica, mas tem coisas que se tornam realidade nos filmes. Olhamos para a principal série do gênero com a pergunta: o que tem na obra de George Lucas que existe nos dias de hoje? Confira a lista com 5 tecnologias que Star Wars previu e o bônus no final!

1 – Próteses biônicas

A família Skywalker tem um problema sério em manter os seus membros superiores intactos. Luke e Anakin sofreram amputações que resultaram na implantação de próteses biônicas. Essa é uma tecnologia já existente e muito parecida com o mostrado no filme.

As próteses a cada ano se tornam ainda melhores e próximas a membros reais. No esporte, há até polêmica com atletas amputados competindo entre os não amputados e sendo acusados de possuírem vantagem. Na busca de facilitar o acesso à tecnologia, impressoras 3D já são capazes de produzir as próteses.


Como a transformação digital salvou a Domino’s


2 – Robôs domésticos

Essa é uma tecnologia comum quando se imagina o futuro. Seja o C-3PO de Star Wars ou a Rosie de Os Jetsons, o robô doméstico é uma realização esperada por todos. Apesar de ainda não termos exemplares com a inteligência e capacidade do androide criado pelos tios de Luke, já encontramos robôs que atuam em funções separadas.

O mais famoso é o Roomba, da iRobot, que trabalha aspirando as casas. Os avanços em inteligência artificial e robótica devem permitir em um futuro próximo novos exemplares com mais funções. Aqui no Techolics nós já contamos a história do robô que faz atendimento médico na China, clique aqui para lembrar.

3 – Levitação magnética

A cosntrução da Estrela da Morte é um empreendimento muito longe das nossas capacidades ainda. Só o aço necessário custaria US$ 852 quatrilhões, segundo a Superinteressante. Mas tem uma tecnologia que Darth Vader usava em seus empreendimentos que já aproveitamos, a levitação magnética.

Se o pai de Luke aproveitava a tecnologia para transportar carga, na China o uso é para passageiros. Chamado de Maglev, o trem de velocidade passou a operar em março de 2004, ligando o centro de Xangai ao aeroporto. No Japão as pesquisas estão avançadas e espera-se que a operação do trem que chegou a mais de 600 km/h inicie em 2027, ligando Tóquio e Nagoia.

O Brasil também já desenvolveu o seu próprio Maglev, o Cobra. Ainda em fase de testes, o protótipo foi aberto ao público em fevereiro, no Rio de Janeiro. As previsões são de construção de uma linha de 5 km a partir de 2020.


Inovação, só que não. Relembre grandes casos de espionagem industrial


4 – Veículos voadores

Outra tecnologia que aparece em muitos filmes de ficção científica que se passam no futuro, os veículos voadores já são realidade no presente. As speeder bikes do filme foram desenvolvidas pela Aerofax. Os modelos ainda não atingem a velocidade que os stormtroopers conseguem no filme, mas o resultado é satisfatório.

Por enquanto a empresa negocia apenas com o exército dos Estados Unidos a venda, mas com o avanço e barateamento da tecnologia, ela pode se popularizar. E mesmo os Maglevs citados no item anterior podem se encaixar nessa categoria, por que não?

5 – Hologramas

A mensagem da Princesa Leia para Obi-wan Kenobi é das mais famosas da série. O holograma é uma das tecnologias que Star Wars previu e está disponível em diversas aplicações. No Afeganistão a tecnologia traz de volta uma estátua de Buda que foi destruída.

Em 2012 o Coachella permitiu um dueto de Snoop Dogg e Tupac. Como o segundo foi assassinado em 1996, sua participação foi por holograma. Outro sucesso musical dos hologramas é do grupo Gorillaz, que faz uso da tecnologia em seus shows para dar vida aos integrantes.

Bônus – Sabre de luz

Sonho de 11 em cada 10 fãs de Star Wars, o sabre de luz, de certa forma, já existe. Cientistas do Texas criaram um aparelho para cortes microscópicos que usa um conceito semelhante ao da arma dos Jedis. A ideia é utilizar o laser para cortes realmente delicados, como em cirurgias cerebrais e em retiradas de pequenos tumores.

Durante os testes, o “sabre de luz” atingiu o sucesso na oeração em porcos e ratos. A ferramenta ainda passar por testes para ser aprovada no uso em humanos. Mas esse não é o único exemplo. No canal styropyro no YouTube, é possível ver várias aplicações de laser como arma. O vídeo abaixo mostra um aparelho bem parecido com um sabre de luz em funcionamento.

Que outras tecnologias que Star Wars previu você gostaria que se tornassem reais? Deixe nos comentários!

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Tecnologias que Star Wars previu

Entrar

Don't have an account?
inscrever

reset password

Back to
Entrar

inscrever

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend