TV controlada pelo cérebro: a nova tecnologia para acessibilidade da Samsung


TV controlada pelo cérebro é a novidade da Samsung para deficientes físicos

Recentemente, a Samsung divulgou em primeira mão o protótipo do aguardado celular dobrável, mas as inovações da gigante tecnológica não param por aí. Já pensou em ter uma TV controlada pelo cérebro? Essa engenhoca pode ser lançada em breve e também teve uma apresentação recente em evento realizado em São Francisco (USA) .

O Projeto Pontis, como foi batizado, é na verdade um programa com responsabilidade social voltado para a acessibilidade. A ideia deve ajudar pessoas com dificuldades a controlar as próprias televisões, ganhando independência na hora de mudar de canal ou alterar o volume. A meta é desenvolver uma interface cerebral que permita essa interação entre indivíduos com deficiências físicas e o aparelho sem precisar utilizar o corpo.

As TVs inteligentes da Samsung já são muito populares entre os amantes de tecnologia e o novo progresso deve agradar ainda mais quem tem preferência por experiência. Porém, cabe ressaltar que a empresa não visa introduzir o produto no mercado tradicional tão cedo. O chefe de relações-públicas da Samsung Martin Kathriner afirmou que ainda não vê a aplicabilidade para os usuários tradicionais. “Para nós, trata-se de uma ideia de acessibilidade. Se ela será aplicável para nós um dia como usuários assíduos, não faço ideia”.

O Projeto Pontis é uma parceria da Samsung com o Centro de Neuroprostética da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) na Suíça.

Como funciona a TV controlada pelo cérebro?

O projeto ainda está em fase inicial e novos protótipos devem ser desenvolvidos no início de 2019. Portanto, o sistema atual ainda é limitado a algumas seleções. Ele combina sensores de monitoramento cerebral e hardware de rastreamento ocular para identificar as intenções do usuário.

Os estudos ainda não chegaram ao nível de apenas pensar para a ação se tornar realizada, mas esse é o objetivo final da tecnologia inteligente.

Até onde a tecnologia é novidade?

Embora a TV controlada pelo cérebro pareça uma novidade, a tecnologia já existe e pode ser encontrada em alguns gadgets. O jogo Mindflex da Mattel é outro exemplo de sistema que traz o cérebro como instrumento de controle. O game utiliza ondas cerebrais para movimentar uma bola na pista com obstáculos, permitindo competições entre múltiplos jogadores.

Enquanto isso, no mercado tradicional…

A televisão brasileira também deverá ganhar aprimoramentos. Segundo José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD), é questão de tempo para vários recursos estarem disponíveis em todo o território nacional. “Em até cinco anos teremos, não apenas 100% do território brasileiro adaptado à TV digital, mas também recursos de interatividade, HDR, 4K, áudio imersivo e EWBS em pleno funcionamento no Brasil”

O recurso Ginga traz o fator interatividade, permitindo que o público interaja em programas de participação popular. Já o EWBS é um componente que pode disparar alertas na previsão de desastres naturais. As imagens serão aprimoradas, com paletas de cores mais variadas e telas em HDR e 4k. O áudio imersivo permitirá uma experiência cada vez mais parecida com o cinema.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV controlada pelo cérebro: a nova tecnologia para acessibilidade da Samsung

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend