5 lições de negócios com os unicórnios tecnológicos


Unicórnios tecnológicos dão lição de estratégias

Você já conhece o unicórnio: aquele cavalo mitológico presente em várias culturas, que exibe um chifre mágico na testa e pode até realizar desejos. Na cultura empresarial, ele também existe, só que os desejos são substituídos por um sucesso acelerado no mercado. Quem mais se destaca atualmente são os unicórnios tecnológicos.

Para quem não é familiar com o termo, os unicórnios no mundo dos negócios são pequenas empresas ou startups com valor de mercado avaliado acima de 1 bilhão de reais, alcançado em tempo tão fantástico quanto o animal que deu origem ao termo. Elas lançam produtos e serviços inovadores e alcançam a marca citada antes de iniciar as vendas de ações.

Muitas startups de tecnologia estão ganhando espaço no conceito, dando aula sobre como gerenciar um negócio. Os principais nomes atualmente são o Uber, o Airbnb e chinesas como a Xiaomi. No Brasil, a 99 Taxi e a Nubank são destaques.

Que tal aprender as principais lições que os unicórnios tecnológicos têm a ensinar?

1. Tenha um produto ou serviço que crie uma necessidade

Os clientes precisam sentir a utilidade e a necessidade de um produto/serviço para desejarem consumi-lo. Mais do que isso, se você conseguir fazer com que as uma quantidade razoável de pessoas se apaixonem pelo que oferece, elas poderão ajudar a divulgar e atrair cada vez mais consumidores, expandindo o seu negócio de forma lógica.

Por isso, é importante pensar em algo que você mesmo tenha vontade de utilizar. Até porque você tem que dar o exemplo, não é mesmo?

2. Inovação é importante, mas não é tudo

Você não precisa ser pioneiro em uma atividade para se destacar no mercado e entrar no hall dos unicórnios tecnológicos. Há espaço para mais de uma empresa no mesmo setor, como pode ser visto pelo caso do Uber e da 99 Taxi. Concorrência faz parte do negócio e chegar depois não impede que você alcance o sucesso.

3. Experiência de compra é um ótimo gancho

O consumidor mudou os hábitos de compra e, principalmente nos pontos físicos, ele quer uma experiência diferenciada. E não é difícil pensar em formas de dar esse tipo de atenção. Os unicórnios tecnológicos inovam tanto na forma de atendimento como nos processos de entrega e pós-compra.

Ofertas, entregas rápidas, serviços extras e acompanhamento do processo são algumas formas de aumentar a satisfação do consumidor e reforçar a imagem da marca. Focar em estratégias de marketing inovadoras, como aplicativos e assistentes pessoais, também ajudam a alavancar essa experiência.

4. Todos os mercados são importantes

Se o negócio visa o setor empresarial, é importante fisgar não só os grandes negócios como empresas de pequeno e médio porte. Ignorar um consumidor que tem potencial de crescimento é um erro impensável para os unicórnios tecnológicos. A Hubspot, por exemplo, conseguiu crescer ao focar as estratégias para negócio de médio porte, consolidando-se no mercado.

5. Modernização leva à maior aceitação

Se o próprio consumidor evoluiu, não há razões para uma startup ficar para trás. Os unicórnios tecnológicos chegaram lá apostando em inovação e modernização de serviços e posicionamento de produtos, conquistando os públicos mais exigentes.

A nova geração tem um perfil diferenciado e precisa se identificar com a proposta. Conquistar o público mais jovem, que é bastante engajado nas redes sociais, pode representar uma escada importante para o sucesso.

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 lições de negócios com os unicórnios tecnológicos

Entrar

Don't have an account?
sign up

reset password

Back to
Entrar

sign up

Back to
Entrar
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format

Send this to a friend